Legislativo de Campo Grande homenageia dirigente da ADUFMS-Sindicato nesta segunda-feira 15





A presidenta da

ADUFMS-Sindicato

, Professora Doutora Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Faed-UFMS) será homenageada nesta segunda-feira  (15 de outubro) com a Medalha Legislativa do Mérito Educativo Campo-Grandense.  Proposição do vereador Eduardo Romero, a outorga acontecerá às 19 horas na Câmara Municipal de Campo Grande, Plenário Oliva Enciso, em sessão solene.

O título é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela docente-pesquisadora na área educacional, sindicalista,  e seu engajamento em defesa do ensino público, laico e socialmente referenciado.

Mariuza Aparecida Camillo Guimarães graduou-se em Pedagogia (1987) pela UFMS, onde fez  Especialização em Educação Especial (2000), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Educação. Atuou como docente na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul bem como técnica e coordenadora pedagógica na área de Educação Especial.

No ensino superior foi docente na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp,  atual Universidade Anhanguera-Uniderp), na Associação de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (FCG-Facsul), na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Coordenadou o Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Instituto de Qualificação Profissional Libera Limes. Integrou o Conselho Estadual de Educação (CEE-MS), representando os movimentos populares, no período de 2003 a 2007, tendo ocupado a presidência desse órgão na Gestão 2006-2007. Pela UEMS, foi suplente no CEE-MS de 2008 a 2011.

Exerceu docência no Câmpus de Aquidauana da UFMS (2011 a 2014). Ainda no CPAQ coordenou o Curso de Pedagogia (2011-2012) e a Gestão Acadêmica, no período de agosto de 2013 a fevereiro de 2014.

Atualmente está lotada na Faed-UFMS-Campo Grande, onde coordena o Curso de Pedagogia, mandato 2018-2020. É efetiva do Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos (Geiarf-UFMS-CNPq). Colaborou no projeto de pesquisa “A participação da UEMS para a Construção da Educação Inclusiva em MS” e “Ensino Fundamental de Nove Anos: Regulamentação x Implementação” (UEMS/UFMS/UFGD). Foi coordenadora do Projeto de Pesquisa “Os discursos da educação inclusiva pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental”, no período de 2014 a 2016. Coordenou os projetos de extensão “Curso Básico em Libras”; “Curso de Aperfeiçoamento em Libras”, Seminários Temáticos em Educação Especial (2011-2013).



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato