Mais de seis mil servidores/as protestam em Brasília e participam de audiência na Presidência da República



Andes



Protesto DF. 22 JUL. 2015.1



Fotos reproduzidas do site do Andes-SN

Mais de seis mil manifestantes, de diversas categorias do funcionalismo público, participaram na quarta-feira 22 da Marcha dos Servidores Públicos Federais (SPFs), em Brasília (DF). A atividade foi deliberada em última reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos SPFs com o intuito de cobrar negociação efetiva da pauta unificada protocolada no governo. Servidores/as, advindos/as de diversos estados do país percorreram a Esplanada dos Ministérios e caminharam em direção ao Palácio do Planalto, onde exigiram audiência na Secretaria Geral da Presidência da República para que esta interfira no avanço do processo de negociação entre os servidores e a Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT-MPOG).

“A marcha foi muito positiva. Contou com a participação praticamente de todas as delegações das diversas categorias do serviço público e caravanas de diversos estados. As caravanas do Andes-SN tiveram uma participação significativa, por meio da vinda dos docentes federais de várias seções sindicais. Isso demonstra forte disposição em dar continuidade à mobilização”, relata o presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo.

Em relação ao processo de negociação das reivindicações do movimento docente, Paulo Rizzo diz que “o governo está intransigente no processo de negociação”. Ele acrescenta que é preciso fortalecer a luta para o mês de agosto. “Precisamos estar mais fortes, com mais segmentos em greve no próximo mês. Dessa forma, conseguiremos arrancar definitivamente posicionamento do governo diante das nossas demandas salariais e acerca das condições de trabalho nas instituições federais de ensino (IFEs)”, diz.

Após a marcha, uma comissão representativa do Fórum das Entidades Nacionais dos SPFs participou de audiência na Secretaria-Geral da Presidência da República com objetivo de dar continuidade ao processo de negociação salarial dos eixos da campanha unificada para 2015 dos servidores públicos. Os servidores foram recebidos por José Lopez Feijóo, assessor-especial da Secretaria-Geral da Presidência da República.

De acordo com Amauri Fragoso, 1º tesoureiro do Andes-SN, “a audiência foi mais uma ação por parte do Fórum dos SPFs para demonstrar disposição de diálogo com o governo, objetivando tratar da proposta de reajuste salarial de 21,3%, parcelado em quatro anos – amplamente rechaçado pela categoria”. De acordo com os/as servidores/as, a proposta ignora as perdas acumuladas (2010-2015) e não leva em conta a inflação prevista para os próximos quatro anos.

Protesto DF. 22 JUL. 2015.4.

“Além disso, quando você assina um acordo para quatro anos, o governo engessa o movimento por esse período. As entidades ficam submetidas a esse acordo, sem poder reclamar. Por isso, nós queremos uma negociação anual. A proposta de reajuste do governo para quatro anos não cobre nem a inflação do primeiro ano e nem as projeções futuras, e, ainda, tem a última parcela entrando, inclusive, em um novo governo, em 2019”, ressalta Fragoso.

Fragoso aponta também que a reunião foi importante e a expectativa é que tenha resultados no sentido de avançar. “O assessor-especial da Secretaria-Geral da Presidência da República saiu com o compromisso de interceder junto a Rossetto [Miguel Rossetto, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República] para abrir novos canais de negociação principalmente em relação ao que foi apresentado pelo governo até agora”. Feijóo comprometeu-se também a interceder junto ao secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT-MPOG), Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, na tentativa de fazer tratativas para que a negociação avance.

“É importante buscar novos canais de diálogo diferentes dos que estão postos até o momento para tratar das pautas setoriais e das que tocam toda a categoria do funcionalismo público. Dessa forma, é razoável que o ministro Miguel Rossetto, que é um dos responsáveis pela articulação do governo com os movimentos sociais e populares, compreenda todo o processo de construção do Fórum na organização de diversas entidades para que tenhamos um serviço público de qualidade no país”, finaliza.



Protesto DF. 22 JUL. 2015.5.


Reunião na Secretaria-Geral da Presidência da República: busca de novos canais de diálogo

Na próxima segunda-feira (27), ocorrerá nova reunião do Fórum para discutir os próximos encaminhamentos, entre os quais nova marcha à Brasília para primeira quinzena de agosto.