Moção de Apoio à luta e reivindicações dos professores da Unicamp, Unesp e USP

A ADUFMS – Gestão Autonomia Sindical vem a público manifestar apoio à luta e reivindicações dos professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP), reconhecendo a greve como um direito conquistado pelos trabalhadores da educação.

As reivindicações dos professores estão incluídas na pauta do Fórum das Seis, que congrega a Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp) e também o Sindicato de Trabalhadores (STU). Entre os pedidos constam reajuste de 10% nos salários, equiparação de piso salarial dos servidores técnicos administrativos ao de profissionais que atuam na USP e Unesp, mais vagas em creches, transporte gratuito para todos que usam os campi, além de melhorias.

O reajuste a docentes e funcionários das universidades estaduais deveria ter ocorrido no último dia 1º de maio, mas foi adiado pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), alegando que, devido ao comprometimento orçamentário das instituições, a discussão da data-base foi prorrogada para setembro/outubro e que, diante da “importância de manter o poder aquisitivo dos salários”, se compromete a agendar reuniões mensais para acompanhar a arrecadação do ICMS e avaliar a situação orçamentário-financeira. Situação inadmissível aos educadores, que querem também mais transparência no controle dos gastos das três instituições paulistas.

A ADUFMS – Gestão Autonomia Sindical se solidariza aos educadores. A luta continua!


Diretoria da


ADUFMS – Gestão Autonomia Sindical