Moção de Apoio e Solidariedade à servidora e representante sindical do campus Campo Grande do IFMS







A ADUFMS-Sindicato manifesta apoio e solidariedade à servidora do campus Campo Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), que responde a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

Foi com muita indignação que recebemos o comunicado que a servidora e representante sindical está sofrendo um PAD no IFMS por conta da distribuição de material do SINASEFE NACIONAL no campus Campo Grande, em outubro de 2018. É notório que nos últimos tempos têm se evidenciado a perseguição política contra servidores que atuam nos sindicatos. Neste sentido, vemos com preocupação mais esse caso emblemático em que uma mulher é acusada num PAD por estar em exercício das suas funções enquanto representante sindical.

Entendemos que a imposição de um PAD é o último procedimento usado na apuração de fatos e resolução de divergências. Acreditamos na importância do diálogo, da transparência, do respeito às diferenças e na garantia da ampla defesa. Não compactuamos com medidas arbitrárias, fruto, fundamentalmente, de uma visão de controle ideológico e perseguição política.  Promover ações sindicais que visam a formação de conscientização e luta dos trabalhadores na defesa da Rede Federal é um direito e repudiamos veementemente a decisão administrativa.

A ADUFMS-Sindicato, entidade que representa e defende os docentes da UFMS, com uma trajetória marcada por assegurar o respeito a seus associados e demais professores, destaca a importância das parcerias com os diversos sindicatos no sentido de fortalecer a luta pela garantia de direitos dos servidores, na defesa dos sindicalizados contra os ataques recebidos e pela construção de uma sociedade justa, solidária, sustentável e democrática.

Por isso, solicitamos que a reitoria do IFMS arquive o PAD e absolva a trabalhadora, que é uma defensora da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade e uma servidora exemplar. Reiteramos o nosso apoio e solidariedade e seguiremos na luta contra todas as injustiças contra as mulheres e à classe trabalhadora.

 

Campo Grande-MS, 23 de setembro de 2019

ADUFMS-Sindicato