Neoliberalismo e Resistência na América Latina Contemporânea é tema do I Seminário Nacional América Latina Insurgente que começa amanhã (30)

A América Latina possui um histórico de processos políticos e sociais que têm relação direta com o avanço do neoliberalismo atualmente. Em contraponto, ela também possui uma história de movimentos de resistência, a partir de revoluções e lutas populares, seja pelo fortalecimento do povo como protagonista das ações, ou por meio de outros recursos auxiliares, como as manifestações culturais. Estes fatores são importantes, inclusive, para entender questões políticas e econômicas atuais do Brasil.

Com o objetivo de debater esses e outros processos relacionados aos países que compõem a região, começa amanhã, 30 de maio, o Seminário Nacional América Latina Insurgente. Em sua primeira edição, o evento terá como tema o “Neoliberalismo e Resistência na América Latina Contemporânea”, com conferências, mesas de debates e minicursos durante o dia todo e que se estendem até o dia 1º de junho. As atividades ocorrerão nos Auditórios I e II do Complexo Multiúso, Anfiteatro do CCHS, Laboratório de Informática da Unidade 13 e Departamento de História, conforme a

programação

do Seminário, todos na UFMS em Campo Grande. As inscrições podem ser feitas por meio do

formulário

disponibilizado pela comissão organizadora do evento. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.


a3


O credenciamento será feito das 7h às 8h, no Auditório I do Complexo Multiúso no primeiro dia do evento, 30 de maio. A conferência de abertura será das 8h ao meio dia no mesmo local, e terá a palestra “Da Ditadura ao Neoliberalismo na Argentina”, com os professores doutores Jorge Christian Fernandez e Lisandro Braga, ambos da UFMS. No encerramento, 1º de junho, das 13h30 às 18h, a conferência terá como tema a “Luta de Classes e Organização Política na Contemporaneidade”, com apresentação a ser feita pelos professores doutores Selmo Nascimento da Silva (Colégio Pedro II – Rio de Janeiro) e Nildo Silva Viana, da Universidade Federal de Goiás (UFG). As temáticas e horários dos minicursos e mesas de debates podem ser consultados na programação.

O I Seminário Nacional América Latina Insurgente – “Neoliberalismo e Resistência na América Latina Contemporânea” é organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas América Latina em Movimento (NEPALM-CPNV), Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACISO) e Curso de Ciências Sociais da UFMS em Campo Grande, Núcleo Marx-Engels de Pesquisas e Estudos (NUMEPE/UFMS), Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade (GPDS/UFG), Núcleo de Pesquisa Marxista (NPM/UEG) e o Grupo de Estudos Trabalho e Ontologia (GESTO).



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato