Nota de pesar (pelo falecimento de Gustavo dos Santos Lima)

Gustavo era formado pela UFMS e atuava como voluntário na aplicação de vacinas contra a Covid-19

A Adufms lamenta profundamente a morte do cirurgião-dentista Gustavo dos Santos Lima, de 27 anos, encontrado sem vida nesta quinta-feira (14). O sindicato estende suas condolências à família e aos amigos, sobretudo à professora aposentada Tânia Mara dos Santos Lima, mãe de Gustavo e ex-secretária de Educação no município de Anastácio.

Gustavo, que era formado pela UFMS e atuava como voluntário na aplicação de vacinas contra a Covid-19, havia sido vítima de homofobia recentemente, no dia 21 de agosto, em caso que repercutiu nacionalmente na imprensa e nas redes sociais. Na ocasião, uma mulher recusou o atendimento do jovem, alegando que sua filha não poderia ser vacinada por um homossexual. Desde então, segundo relatou o irmão Adriano ao site Campo Grande News, o dentista passou por um agravamento em seu quadro de depressão, precisando inclusive de mais medicamentos.

Além do pesar pela tragédia prematura ocorrida com Gustavo, a Adufms também lamenta todos os casos de LGBTfobia que ocorrem diariamente no Brasil, além de repudiar toda forma de discriminação. Ressaltamos que a propagação da ideia de “um único modelo correto” de família, de relacionamento e de sociedade torna insustentáveis as vidas de milhões de pessoas que, como Gustavo, apenas desejam viver sem julgamentos por serem essencialmente quem são. Qualquer iniciativa que reforce esse tipo de ideia tem potencial para causar dor e deve ser repudiada.