Nota Pública – Diretoria do ANDES-SN em defesa da autonomia universitária!

08 fev, 2019 Adufms

Professores recebem homenagem em celebração ao centenário de Paulo Freire


EXIGIMOS A NOMEAÇÃO DA REITORA ESCOLHIDA PELA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFRB!





Em meio às políticas regressivas sobre a educação pública, implementadas pelo Governo Federal, com cortes orçamentários e o programa Future-SE, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) sofre um novo ataque. Desde o último dia 31 de julho a Universidade encontra-se sem reitor/a. O mandato da reitora em exercício encerrou-se no dia 30 de julho e o Governo Federal não nomeou a reitora eleita pela comunidade universitária, Georgina Gonçalves.

A lista tríplice com o(a)s indicado(a)s pela comunidade foi enviada em março último ao Ministério da Educação (MEC), mas o governo não fez a nomeação da reitora escolhida pelo corpo social da Universidade. Os ataques à autonomia universitária, com a demora nas nomeações de reitore(a)s, têm sido uma constante no ano de 2019.

O Sindicato Nacional de Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN)

reafirma sua defesa intransigente da autonomia universitária e da democracia interna nas Instituições Federais de Ensino. A ação do MEC fere à Constituição Federal e é um flagrante ato autoritário e antidemocrático! Repudiamos tal ação e exigimos a nomeação da reitora da UFRB, respeitando a decisão do Conselho Universitário com a nomeação da primeira indicada pela lista tríplice, Georgina Gonçalves!

Manifestamos nosso apoio e solidariedade à(o)s estudantes, docentes e técnico(a)s-administrativo(a)s dessa
instituição.
#TiremasmãosdaUFRB!
#Emdefesadademocraciauniversitária!

Compartilhe: