Nota Pública do PROIFES-Federação – Apoio integral à greve deflagrada pelos professores representados pela ADUFMS-Sindical

16 JUN 2015 . por PROIFES
A exasperação com a demora do Governo Federal em apresentar resposta às pautas de reivindicação dos docentes federais (o PROIFES-Federação protocolou sua pauta desde o final de 2014), mesmo depois de transcorrido um mês do início do prazo proposto pelo próprio Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para as negociações (maio a julho), e a reação à situação foram os motores para que os professores representados pela ADUFMS-Sindicato deflagrassem greve a partir de 15 de junho de 2015, em Assembleia Geral realizada em 10 de junho de 2015.

O PROIFES-Federação tem entre seus princípios fundantes a garantia da pluralidade de posições e da autonomia dos sindicatos federados. A Federação respeita a decisão de seus filiados, apoiando integralmente a Direção da ADUFMS-Sindicato na condução do Movimento.

Ao tempo que divulga o fato e apoia os colegas, a Federação afirma que seu gesto representa mais um alerta ao Governo Federal no sentido do atendimento imediato das propostas apresentadas pelos docentes e a defesa da Universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade.

O PROIFES-Federação, dentro de sua obrigação legal, se assim for solicitado pela Diretoria da ADUFMS-Sindical, comunicará formalmente ao Governo a deflagração da greve por tempo indeterminado pelos professores federais do Mato Grosso do Sul, representados por seu Sindicato e pelo PROIFES-Federação. Tal atitude cumpre a decisão do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação, reunido em 13 de maio, que apesar de ter indicado nacionalmente que ainda não era o momento de discutir o indicativo de greve, apoiaria, como está proclamando nesta Nota Pública, todas as formas de mobilização que seus sindicatos federados tomassem, em seus fóruns legítimos de decisão, conforme sua forma autônoma de organização local.

Igualmente reafirmamos aos professores afiliados à ADUFMS-Sindical que sua entidade continuará plenamente integrada aos movimentos nacionais da Federação, de mobilização e de negociação, e que o sindicato poderá estar representado nas Mesas de Negociação que forem estabelecidas entre o Governo e o PROIFES-Federação.

De outra parte, o Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação estará reunido em 18 e 19 deste mês para analisar a conjuntura, e deliberar pelos encaminhamentos que julgar apropriados para buscar garantir as negociações e a consecução da pauta de reivindicações dos professores federais.

Na defesa das Universidades e Institutos Federais brasileiros, na defesa dos professores e professoras federais e da educação pública. Contra o contingenciamento dos recursos da educação e contra os ajustes fiscais que penalizam apenas os trabalhadores.

Brasília, 15 de junho de 2015.

Prof. Eduardo Rolim de Oliveira

Presidente do PROIFES-Federação