Nova diretoria da ADUFMS percorre “campi” do interior

Os novos dirigentes da

ADUFMS-Sindical

,

Gestão Autonomia Sindical

, estão percorrendo o interior do Estado para, juntamente com as/os novas/os representantes do sindicato nas unidades da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ouvir e discutir com as/os professoras/es temas relativos à situação da docência, como condições de trabalho e participação nos colegiados da UFMS e previdência privada (assunto que envolve diretamente os funcionários públicos da União, incluindo os/as docentes das instituições federais de ensino superior.

Um desses encontros aconteceu na semana passada (16 setembro) no

Campus

do Pantanal (CPAN), em Corumbá. Dezenas de docentes estiveram na reunião, entre filiados e não-filiados. Da diretoria da ADUFMS, compareceram a professora Anamaria Santana da Silva, o professor Ronny, ambos do CPAN, os professores Osvaldo Nunes Barbosa (secretário-geral da entidade, lotado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, em Campo Grande) e Edelberto Pauli Júnior, do

Campus

de Aquidauana (CPAQ).

A professora Anamaria Santana resgatou o “contexto eleitoral que culminou com a vitória da chapa Autonomia Sindical, ressaltando que há mais de uma década não havia oposição no pleito eleitoral [da ADUFMS]”. Tal situação acarretava, “como prática, a inscrição de chapa única, geralmente vinculada, direta ou indiretamente, à administração [da Universidade].

Ações desenvolvidas pela nova diretoria foram relatadas na reunião: contratação de assessorias jurídica e de imprensa, novo portal da ADUFMS na internet, cujo projeto está em fase de elaboração do leiaute. Divulgou-se também o seminário que acontece esta semana (terça 23 e quarta-feira 24), na ADUFMS em Campo Grande, no qual serão debatidos os seguintes temas: saúde dos/as docentes da UFMS, política salarial e concepção sindical.