Nova Diretoria da ADUFMS toma posse em Assembléia Virtual

No dia 17 de maio, durante Assembléia Geral da ADUFMS, tomaram posse os novos representantes sindicais da Diretoria da entidade, eleitos para o Biênio 2021/2023. 

A Assembleia foi conduzida pelo Presidente da Comissão Eleitoral da ADUFMS, Prof. Antônio Carlos do Nascimento Osório, que empossou a Diretoria Executiva, fazendo a chamada nominal de todos os membros (confira a lista abaixo). 

Após a cerimônia de posse, o Presidente eleito, Prof. Marco Aurélio Stefanes, discursou aos presentes agradecendo a Comissão Eleitoral pelo empenho e seriedade na condução do processo eleitoral. 

Em seguida, Stefanes fez uma breve memória do trabalho da diretoria que se encerrou, lembrando que as ações daquele período se iniciaram em uma conjuntura bastante adversa com manifestações de rua contra os cortes na Educação Pública e contra o Projeto Future-se. Lembrou também do processo eleitoral da reitoria da UFMS no período pandêmico, em que a ADUFMS teve um papel imprescindível, realizando um debate com ampla participação da comunidade eleitoral. 

Stefanes destacou então os desafios da nova gestão da ADUFMS – biênio 2021/2023. “Hoje o desafio que temos é muito grande. O cenário que temos promete ainda mais cortes para as Universidades brasileiras. Um verdadeiro cenário de recrudescimento dos direitos democráticos. Por isso mais do que nunca precisamos de um sindicato forte, atuante, vivo!”, ressaltou. 

A vice-presidente eleita, Profa. Mariuza Aparecida Guimarães, também pontuou o momento atual de lutas para manutenção de direitos, lembrando das ações que já estão sendo desenvolvidas pelo ANDES-SN em parceria com as seções sindicais, entidades da educação e movimentos sociais. 

Os membros da ADUFMS presentes puderam então dar sugestões e discutir sobre as necessidades e urgências tanto do Sindicato, da UFMS, quanto do dia a dia dos professores no atual momento político e social.

No final da Assembléia o Prof. Marco Aurélio relembrou que até 2012 a ADUFMS era como um “apêndice” da reitoria da UFMS. “Depois houve um rompimento e hoje, com todos os posicionamentos e ações da entidade, vemos todo tipo de ataque à ADUFMS e também aos professores”. Para ele, as organizações trabalhistas tem demonstrado ser mais necessárias do que nunca e parte da sociedade e da mídia tem reagido a isso, apoiando e divulgando o trabalho que vêm sendo feito. “Por isso agradeço muito a presença de todos que estão aqui", pontuou. "Precisamos estar unidos, fortes e organizados. Precisamos de todos para o trabalho que precisamos fazer nestes próximos anos! Vamos seguir na luta e vamos resistir!”, salientou. 

DIRETORIA EXECUTIVA ADUFMS – Biênio 2021/2023

Presidente: Marco Aurélio Stefanes; 

Vice-presidente Mariuza Aparecida Camillo Guimarães; 

Secretário Geral: Rejane Aparecida Rodrigues Candado; 

1° Secretário: José Roberto Rodrigues de Oliveira; 

1° Tesoureiro: Fábio Henrique Viduani Martinez; 

2° Tesoureiro: Alexandre Meira de Vasconcelos; 

Diretor da Subseção ADUFMS de Aquidauana: Ana Paula Archanjo Batarce; 

Diretor da Subseção ADUFMS de Corumbá: Ronny Machado de Moraes; 

Diretor da Subseção ADUFMS de Três Lagoas: Kaelly Virginia de Oliveira Saraiva. 

Representantes Sindicais das Unidades Setoriais e Aposentados:

Campus de Aquidauana: Professora Janaína Nogueira Maria Carvalho como Titular e o Professor Edelberto Pauli Júnior como suplente 

Campus de Corumbá: Professor Waldson Luciano Correa Diniz como Titular e o Professor Jorge de Souza Pinto como Suplente; 

Campus de Três Lagoas: Professor Tarcísio Luiz Pereira como Titular e a Professora Mariana Esteves de Oliveira com Suplente;

Campus de Nova Andradina: Professor Gabriel Gualhanone Nemirovsky como Titular e o Professor Fábio da Silva Souza como Suplente;

Instituto de Física: Professor Widinei Alves Fernandes como Titular; 

Instituto de Química: Professor Gilberto Maia, como Titular; 

Faculdade de Odontologia; Professora Fátima Heritier Corvalan, como Titular;

Instituto de Biociências: Professor Osvaldo Nunes Barbosa, como Titular; 

Instituto Integrado de Saúde: Professora Maria Elizabeth Araújo Ajalla, como Titular, 

Escola de Administração e Negócios: Professor Elcio Gustavo Benini, como Titular; 

Faculdade de Computação: Professor Carlos Henrique Aguena Higa, como Titular; 

Faculdade de Educação: Professora Sheila Denize Guimarães Barbosa, como Titular; 

Faculdade de Direito: Professor Sandro Rogério Monteiro de Oliveira, como Titular; 

Faculdade de Engenharias, Arquiteturas e Urbanismo e Geografia: Professor Ariel Ortiz Gomes, como Titular; 

Faculdade de Ciências Humanas: Professor Renato Jales Silva Junior, como Titular; 

Faculdade de Artes, Letras e Comunicação: Sérgio de Moraes Bonilha Filho, como Titular;

Representante dos aposentados: Professora Anamaria Santana da Silva, como Titular.