Nova norma da ABNT é tema de evento da UFMS em Campo Grande

Ainda gerando muitas dúvidas para quem atua na área, a aplicação da norma de desempenho para estruturas de matérias de concreto é o tema do IV Etec (Encontro sobre Tecnologia do Concreto) 2013, que será realizado dia 22 de novembro, no anfiteatro LAC/UFMS.

“A norma foi publicada dia 19 de julho de 2013”, informou a professora mestre Sandra Regina Bertocini, Coordenadora do Laboratório de Materiais, Diretora Regional do Ibracon e da UFMS/FAENG. “Ela ainda gera muitas dúvidas, já que existem muitos ensaios a serem feitos e poucos laboratórios credenciados no Brasil”, completou.

O evento, que ocorre às 17h do dia 22 de novembro, começa com a palestra “ABNT NBR 15575 vs ABNT NBR 6118. Verdades e Mitos”, do professor Paulo Helene; seguida de outra palestra, intitulada “Desempenho das alvenarias com blocos de concreto”, com o engenheiro Cláudio Oliveira.

O evento ainda conta com a exposição do engenheiro José Granato, chamada “A durabilidade da impermeabilização frente a Norma de Desempenho”, e encerra com debate dos palestrantes. As inscrições podem ser feitas no site

www.etecms.blogspot.com


Motivação –

Ainda segundo a professora Sandra Regina, a motivação da comissão organizadora do evento é justamente por se tratar de uma norma com muitas duvidas, e aproveitas para organizar as ideias e esclarecer.

Ainda segundo ela, conhecer a norma técnica a fundo ajuda na mudança de cultura na engenharia habitacional, passando pelos processos de criação, edificação e manutenção, que terão que ter um olhar mais criterioso, desde a concepção, passando pela definição de projeto, elaboração do plano de qualidade do empreendimento e uso e manutenção da edificação.


Campo Grande News