Patologia da gratidão é tema de novo webinar do PPGE-CPAN

23 set, 2021 Adufms

Professores recebem homenagem em celebração ao centenário de Paulo Freire

Evento online contou com palestra de Fernanda Sousa-Duarte

Com apoio da ADUFMS, ocorreu mais um webinar do Circuito de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Educação Câmpus Pantanal (PPGE-CPAN), nesta quarta-feira (22). O evento, transmitido pelo canal do PPGE-CPAN, teve como palestrante a professora Dra. Fernanda Sousa-Duarte, da Universidade de Brasília (UnB), com o tema “Patologia da gratidão: da crítica à clínica”. É o segundo evento do circuito, que estreou com palestra do professor Dr. Ricardo Antunes, no dia 25 de agosto.

A mediação foi realizada pela professora Dra. Vanessa Neumann Figueiredo. O conceito de patologia da gratidão se refere a situações, na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, em que as pessoas se sentem coagidas a não mudar algo que as incomode ou não reivindicar melhorias porque são orientadas a ser sempre gratas.

A professora respondeu questionamentos de espectadores, como foi o caso de Paulo Cesar Rodrigues dos Reis Filho, que perguntou qual seria o laço que subalterniza, paralisa e amordaça trabalhadores, na lógica dos discursos do francês Jacques Lacan. “O que seria mais interessante pensar não é nem a gratidão em si, mas a ideia dessa dívida psicológica que existe em Lacan”, respondeu Fernanda Sousa-Duarte.

Fernanda Sousa-Duarte é doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília com estágio no grupo de Sociologia Política na Universidade de Amsterdam, Holanda. Psicóloga do Trabalho. Pesquisadora colaboradora sênior no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília. Coordenadora e clínica do trabalho no Projeto “Fala, Bancário: Escuta Clínica do Trabalho Bancário” no Sindicato dos Bancários de Brasília.

A palestra pode ser conferida na íntegra abaixo:

Compartilhe: