Presidente eleita do ANDES-SN toma posse e fala com exclusividade para a ADUFMS


A diretoria eleita para o biênio 2020-2022 em eleição do ANDES-SN realizada no mês de novembro, tomou posse durante o 10° CONAD EXTRAORDINÁRIO realizado no dia 1° de dezembro. Em caráter excepcional, o evento foi organizado pela Diretoria Nacional por meio eletrônico com o tema único “Posse da Diretoria do ANDES-SN".

As eleições para a nova diretoria contaram com a participação de mais de 12.856 sindicalizados de seções e subseções sindicais de todo o país. A “Chapa 1 – Unidade para Lutar” venceu com 7.086 votos. Dessa forma, tomou posse como nova presidente a Professora Rivânia Moura (UERN), tendo como vice-presidente a Professora Maria Regina Ávila (UFSC) e 1º tesoureiro o Professor Amauri Fragoso Júnior (UFCG). Confira ao final da matéria os quadros com a diretoria completa, incluindo as regionais. 

A “Chapa 2 – Renova Andes”, mesmo sem vencer nas urnas , também pretende dar continuidade aos trabalhos por meio do Fórum Renova Andes. De acordo com a Profa. Celi Taffarel (UFBA), candidata da Chapa 2 à presidência, o fórum pretende continuar suas ações nas seções sindicais, nos eventos, CONADES, congressos, grupos de trabalho, publicações de texto e principalmente nos locais onde os professores e professoras trabalham. “Nessas doze regionais que abrigam mais ou menos cento e seis sessões sindicais, continuaremos nossos esforços para fortalecer o sindicato nacional como nosso legítimo representante”, ressalta.

A ADUFMS conversou com a nova presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura, em entrevista que pode ser conferida a seguir.

 

 ENTREVISTA COM A NOVA PRESIDENTE – Profa. Rivânia Moura (UERN)

ADUFMS: Os professores do magistério superior vem enfrentando um momento de muitos ataques à carreira e à própria educação, desde o início do governo Bolsonaro. Como você, como nova presidente, pretende agir no enfrentamento dos maiores problemas como: reforma administrativa, questões salariais, carga horária e questões de saúde mental dos professores?

Profa. Rivânia: Estes ataques fazem parte de um projeto de estado que tem sido encaminhado pelo governo Bolsonaro, um projeto completamente a serviço do capital, que destrói os direitos sociais que nós já temos adquiridos e conquistados. A questão por exemplo do corte de verbas para as universidades, do ensino remoto, da reforma administrativa e especialmente do ataque à autonomia das universidades e institutos federais. 

ADUFMS: Como a Sra. analisa estas intervenções governamentais às universidades e que soluções propõe?

Profa. Rivânia: Isso é muito sério porque diz respeito justamente à quebra da autonomia das instituições de ensino superior, por isso precisamos enfrentar isso de forma muito firme, juntamente com todas as universidades, entendendo que esse ataque não é apenas àquelas que já tem interventores hoje, mas um ataque à essência da democracia, do respeito à decisão da comunidade acadêmica e da autonomia como prevê a constituição federal. 

Aliado a isso, os cortes nas verbas da educação trazem um impacto para nossa vida e carreira, um impacto para as pesquisas, ciência e tecnologia. É uma que precisa ser travada em todos os níveis, municipal, estadual e federal. E a gente pretende enfrentar isso, todo esse contexto construindo a unidade. Construindo com a nossa categoria, com as outras entidades que defendem a educação pública e as nossas entidades que defendem a classe trabalhadora, por entender que esse ataque que temos vivido é um ataque não apenas aos professores e servidores mas a todos os trabalhadores brasileiros e à população que precisa desses serviços públicos. Vamos buscar essa unidade com os movimentos sociais, com as centrais sindicais, com o movimento estudantil, movimentos populares, com as frentes de luta, fóruns…. Da forma mais ampliada que a gente possa fazer, por entender que somente em unidade com esses diversos segmentos é que a gente pode enfrentar esse contexto tão nefasto que estamos vivenciando. 

ADUFMS: Como a nova diretoria pretende atuar junto às seções sindicais como a ADUFMS?

Profa. Rivânia: É fundamental entender o papel que cada seção sindical tem dentro do ANDES. (Na campanha) Nós fizemos uma longa defesa do princípio da organização pela base, ou seja de que o ANDES precisa respeitar as decisões das seções sindicais que vão para a seção nacional e depois voltam para as seções sindicais em forma de pautas e de luta.Nosso desejo é trabalhar junto às seções para aproximar a categoria de suas seções, assembleias, das discussões que acontecem em cada localidade. Trabalhar também para estruturar os Grupos de Trabalho das seções sindicais, incentivando a participação dos professores nos sindicatos locais, porque só com essa participação teremos força para travar as lutas que precisamos nesse próximo ciclo. Queremos também acompanhar as pautas locais, visitar e nos envolver com o que de fato está acontecendo nas seções, independente das diversas correntes ou lideranças das seções sindicais. 

Nosso intuito é contribuir para construir essa unidade, com aproximação, debate e diálogo. Uma gestão para todos e todas.

ADUFMS: Gostaria de deixar uma mensagem final, para este novo momento?

Profa. Rivânia:Sim! Convidamos todas e todos, a categoria inteira para participar dessa nova gestão para que a gente possa assim ter um sindicato cada vez mais forte, cada vez mais combativo para fazer os enfrentamentos necessários nessa conjuntura atual!

CONFIRA ABAIXO A NOVA DIRETORIA EMPOSSADA DO ANDES-SN: