Presidentes da Proifes e do Andes confirmam palestras em seminário

Os professores Paulo Marcos Borges Rizzo, presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Eduardo Rolim, presidente da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), e Ilídio Roda Neves, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), confirmaram palestras no seminário da

ADUFMS

,

Gestão Autonomia Sindica

l, nos dias 23 e 24 (esta semana), em Campo Grande.

Política salarial, concepção sindical e saúde dos/as professores/as da UFMS são os temas que vão ser debatidos no evento.  Os presidentes do Andes-SN, Paulo Marcos, e da Proifes, Eduardo Rolim, vão falar sobre política salarial, concepção sindical

e

Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal), cada qual analisando as posições das entidades que dirigem sobre o tema.

O professor Ilídio Roda vai discorrer sobre saúde dos/as docentes da UFMS.Entre os assuntos relacionados a esse tema estão estresse no ambiente de trabalho, depressão e doenças ocupacionais. Entre os motivos apontados pelos/pelas professores/as estão o acúmulo de horas-aula, número excessivo de alunos/as e orientandos/as, exigências cada vez maiores de produção científica e de participação em projetos de extensão.

A diretoria

Gestão Autonomia Sindical

discutiu com a reitora da UFMS, Célia Maria Silva Correa Oliveira, as horas-aula. A professora Célia Maria deixou claro que, durante sua administração, a redução de horas-aula de docentes não vai acontecer, o que torna ainda mais necessária a participação do quadro docente da Universidade nesse debate no sentido de se formularem táticas e estratégias de ação em torno das oito horas-aula mínimas, uma das grandes reivindicações do movimento de professores/as de instituições federais de ensino superior (Ifes).



Assessoria de Comunicação