PROFESSOR EUSEBIO DEIXA LEGADO DE LUTA E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA






Foto baixada do “site” da FETEMS

Ficamos sem o companheiro de luta, historiador e agente político de transformação social, o professor Eusebio García Barrio (

foto ao lado

). Homem de grande bagagem acadêmica, defensor das causas sociais e dos/as menos favorecidos/as. Esteve na linha de frente na fundação da antiga Feprosul (Federação dos Professores de Mato Grosso do Sul), coordenando uma das primeiras greves do magistério estadual em razão dos atrasos salariais constantes,  no então Governo Pedrossian. Eusébio foi professor de História no antigo Centro Universitário de Aquidauana (Ceua) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), hoje

Campus

de Aquidauana (CPAQ). Ele foi diretor do Ceua na década de 1990.

Era solidário aos movimentos de greve por melhores salários, principalmente na era FHC. Apoiava a luta estudantil, fazendo gestões permanentes com o ex-reitor da UFMS, Fauze Gattas, para transferir os estudantes do antigo Ceua do alojamento insalubre, no anfiteatro da unidade. Conseguiu a locação de residência que por três anos serviu de casa aos discentes carentes que vinham das pequenas cidades do interior para estudar na UFMS.

A direção da

ADUFMS-Sindicato

se solidariza à família  com a convicção que sua passagem fez a diferença, ajudou mudar a história dos/das professores/as do ensino fundamental, médio e superior do Estado e na UFMS e contribuiu para superar um pouco das mazelas sociais que ainda perduram em nosso país.


CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE EUSEBIO BARRIO

Primeiro presidente da Feprosul participa de almoço comemorativo no Simted de Aquidauana

Por

Azael Júnior/FETEMS ( 9/10/2012)

O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Aquidauana, no dia 09 de setembro de 2012, promoveu um almoço para homenagear os ex-dirigentes da entidade. Entre os homenageados personagens que protagonizaram a história da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). e do movimento sindical sul-mato-grossense.

Entre as personalidades homenageadas estava o professor, Eusébio Garcia Barrio, ex presidente da antiga, FEPROSUL, nome que precedeu ao da FETEMS. Nascido em Valencia, região localizada a leste da Espanha, Eusebio veio para o Brasil aos 26 anos, desembarcando no Rio de Janeiro atraído, “por uma terra de oportunidades”, comenta.

Aquidauana foi uma das “oportunidades” dessa época lembra o espanhol que ainda hoje traz no inconfundível sotaque carregado a lembrança de sua ancestralidade.

Ele conta que ser professor “naquele tempo” era quase um ato de bravura. ”Eu comecei a trabalhar em março de 1975 e recebi meu primeiro salário em novembro todos de uma vez, eram folhas de pagamento feitas pelas agências de educação que demoravam meses para serem encaminhadas e depois o salário chegava quase sempre atrasado.”

Quanto à falta de democracia nas escolas públicas, ele comenta que era algo gritante e refletia o que acontecia com a sociedade na época. “Os sindicatos eram considerados ilegais, só podíamos nos reunir em associações .Vivíamos na Ditadura e nas cidades do interior o controle era muito maior, muitas vezes tínhamos que nos reunir a noite depois das aulas”, conta.

A luta no movimento sindical foi uma consequência do “sangue quente espanhol” aliado a indignação e as condições de trabalho impostas pelo governo estadual. “Tínhamos que unir a categoria porque o governo nos respeitava a medida que fazíamos nossas mobilizações nas ruas .O índice de reajuste salarial era proporcional ao tamanho da mobilização que conseguíamos fazer.”

A presidência da FEPROSUL, “surgiu” por aclamação em março de 1977. “Participei da discussão e da formação da Federação me orgulho de continuar participando da vida sindical de alguma forma. Hoje olhando a história vejo que valeu a pena nossas lutas porque temos sindicatos mais bem organizados e a categoria mais fortalecida”, salienta.