Professora de Enfermagem da UFMS recebe prêmio do Cofen

A professora Arminda Rezende de Pádua Del Corona, do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), receberá do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) o prêmio Ana Néri, nesta quinta-feira (3), durante o 16º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em Vitória (ES).

O nome da professora foi indicado pela Plenária do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren/MS). A docente será premiada em reconhecimento ao seu trabalho e compromisso com a área da saúde e enfermagem em Mato Grosso do Sul, já que o prêmio é uma homenagem aos profissionais que engrandecem e dignificam essa profissão.


Anna Nery


Em 13 de dezembro de 1814, nasceu Ana Justina Ferreira, na cidade de Cachoeira, na Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Neri, capitão de fragata da Marinha, ficando viúva aos 29 anos de idade. Na época, seus dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, são convocados a servir durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), sob a presidência de Solano Lopes.

O filho mais jovem, aluno do 6º ano de Medicina, oferece seus serviços médicos aos brasileiros. Ana Néri não resiste à separação da família e escreve ao Presidente, se colocando à disposição de sua Pátria. Em 15 de agosto, ela parte para os campos de batalha, onde dois de seus irmãos também lutavam.

Com isso, Ana Néri improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos. Após cinco anos de serviço prestado, ela retorna ao Brasil, sendo acolhida com louvor, recebe uma coroa de louros e Victor Meireles pinta sua imagem, que é colocada no Edifício do Paço Municipal.

O governo Imperial lhe concede uma pensão, além de medalhas. Ana Néri faleceu no dia 20 de maio de 1880, no Rio de Janeiro. Em 1926, a primeira Escola de Enfermagem foi fundada no Brasil e recebeu o seu nome. Além disso, o dia do enfermeiro é comemorado em 20 de maio.


Assessoria da ADUFMS-Sindical, com Assessoria do Cofen e UFMS