Professores da América Latina e do Caribe definem metas para o futuro da educação superior

Mais verbas para a educação pública e maior controle do setor privado. Estas duas metas foram traçadas por professores universitários para dar seguimento à luta pela soberania da América Latina e do Caribe, durante reunião que aconteceu em Porto Alegre/SC, entre os dias 23 a 25 de abril.

O Encontro de Organizações Sindicais da Educação Superior da América Latina e do Caribe, promovido pelo PROIFES-Federação, pela CONTEE e pela CNTE, entre outras entidades sindicais, com o apoio da ADUFRGS-Sindical e do Sinpro/RS, reuniu professores de vários países da América Latina e do Caribe, que discutiram exaustivamente a problemática da educação superior na região e demais temas relevantes.

O evento foi aberto no dia 23 de abril à noite, no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Na palestra inicial, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, falou sobre a integração das universidades na América Latina.

Em especial, Netto abordou sobre a experiência da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), criada no início da década de 90 com o objetivo de promover a integração das universidades latino-americanas em vários sentidos: intercâmbio de alunos e professores, cooperação científica, troca de experiências, aprendizado dos idiomas português e espanhol.

O reitor também lembrou que antes disso, as universidades brasileiras estavam muito mais voltadas para as instituições da Europa e dos Estados Unidos, mas que, nas duas últimas décadas, o processo de integração com as universidades dos países vizinhos cresceu muito, gerando ganhos para todas as instituições envolvidas. “O aluno da UFRGS, por exemplo, leva a história da nossa universidade para fora e traz muitas histórias das universidades para onde vão”.


ADUFMS-Sindical com informações do PROIFES

Confira a matéria na íntegra no site do

PROIFES-Federação