PROGRAMA DE BOLSAS MOBILIZA ALUNOS E PROFESSORES; PIBID CORRE RISCO DE SER EXTINTO


Camila Nogueira

–  Hojemais Três Lagoas.




Professora protesta contra corte (

Foto: ARV

)

Na última semana, coordenadores de cursos, alunos e supervisores em escolas públicas assustaram-se ao receberem a notícia de que o Governo Federal estaria cortando investimentos no Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência). Atualmente, só em Três Lagoas o programa envolve cerca de 800 pessoas. Os envolvidos organizaram manifestações e levaram adiante o pedido: #Ficapibid.


O QUE É O PIBID?

O PIBID é um programa que visa formar professores qualificados, preparados de fato para o mercado de trabalho. Com o Pibid , os alunos dos cursos de licenciatura são colocados dentro das escolas públicas, vivenciando a realidade das mesmas.

Em Três Lagoas, os alunos da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) estão fortemente envolvidos com o projeto. Esses alunos, dos cursos de licenciaturas (Pedagogia, História, Geografia e Letras) recebem uma bolsa de auxílio de R$400,00.

Os acadêmicos então são encaminhados às escolas da rede pública e são auxiliados por supervisores, professores das escolas. Esses professores também recebem uma bolsa de auxílio, de R$700,00. Entre as principais funções do supervisor estão a orientação e a ambientação dos alunos das licenciaturas, mostrando a relação entre aluno e professor.

A professora doutora Jaqueline Zarbato, do curso de História da UFMS, relatou em entrevista ao Hojemais que o Programa possibilita uma formação mais completa daquele acadêmico, para que ela não seja apenas teórica. “O aluno vai estar atento àquela realidade, às mudanças que devam ser feitas e às necessidades de cada escola”, afirmou.

O anúncio, por parte do governo, do corte de 50% no valor das bolsas pegou todos de surpresa, segundo Jaqueline. “Eles anunciaram que cortariam 50% desse valor até julho e 90% até Novembro”. Esses cortes equivalem a 785 milhões de reais.  “Os alunos de Três Lagoas – cidade que tem um custo de vida alto – que muitas vezes moram em casas alugadas, necessitam desse apoio para conseguirem manter-se no curso”, afirmou.

Universidades em todo o país se mobilizaram nas redes sociais, criando um movimento em prol do programa. As manifestações atingiram o governo, que em um anúncio mais recente, afirmou que os cortes não irão mais ocorrer e que o PIBID será mantido.

“A nossa preocupação é que, apesar de manter as bolsas que já existem o Governo não invista em novas. As faculdades que possuem o Programa, terão o Programa. As faculdades que não possuem, nunca terão”, contou a professora.


MANIFESTAÇÃO EM TRÊS LAGOAS

Em Três Lagoas, nessa última segunda-feira 6 foi realizada uma manifestação intitulada #Ficapibid. Os professores e alunos envolvidos com o programa se reuniram na Praça Ramez Tebet. Os alunos da Escola Estadual Padre João Tomes, que participa do PIBID, também estavam presentes e participaram de atividades especiais, que o projeto envolve.


PRÓXIMOS PASSOS

Ainda não é possível afirmar com certeza se quando os alunos que estão desfrutando do programa terminarem os cursos, as bolsas serão mantidas. Para isso é preciso que aconteça uma reunião entre o Forpibid (representantes de todas as instituições que possuem o Pibid e o Ministério da Educação. Só assim será possível assegurar o futuro do Programa e daqueles que participam do mesmo.