PROIFES apresenta estudo sobre financiamento da educação com recursos do pré-sal

Com o intuito de debater e sugerir fontes de financiamento para a educação foi realizado um seminário pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), no último dia 12 de dezembro de 2013, na sede da entidade.

Os recursos do Pré-Sal, uma dessas fontes, foram abordados pelos especialistas Gil Vicente Reis de Figueiredo, diretor do PROIFES-Federação, e pelo consultor da Câmara dos Deputados para Assuntos de Petróleo e Gás, Paulo César Ribeiro Lima.

No encontro, o professor Gil Vicente apresentou estudo de sua autoria, que mostra os investimentos necessários para se atingir as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), com qualidade. “Será preciso alcançar 10% do PIB/ano em uma década; após isso, o percentual será decrescente, em função da queda do percentual de crianças e jovens na população brasileira. Estrategicamente, pois, é fundamental para o Brasil elevar o investimento em educação, no curto e no médio prazo”.

(image)

Já em sua apresentação, Paulo César, disse que a maior descoberta de petróleo no mundo foi feita no Brasil, e está nas bacias do Espirito Santo, Campos e Santos. “O Brasil tem três tesouros: Lula (concessão), Franco (cessão onerosa) e Libra (partilha de produção). Cada uma dessas áreas deve ter volumes recuperáveis de mais de 8 bilhões de barris de petróleo. Se o fator de recuperação chegar próximo a 60%, estamos falando de 50 bilhões de barris, ou seja, cerca de R$ 10 trilhões ou mais de 2 PIBs brasileiros”, afirmou

Confira a matéria na íntegra no site do

PROIFES.

ADUFMS-Sindical com informações do PROIFES-Federação