PROIFES-Federação discute interesses e direitos dos docentes de IFES com o secretário executivo do MEC

01 jan, 1970 Adufms

Os diretores da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino

Superior (PROIFES–Federação) estiveram reunidos, no último dia 31 de janeiro, com o Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim Fernandes, para tratar de questões relativas à Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e do Magistério Superior (MS). Na ocasião, o Secretário estava acompanhado de Adriana Rigon Weska, Diretora de Desenvolvimento das Universidades Federais, Dulce Maria Tristão, Coordenadora Geral de Expansão e Gestão das Ifes, e Marcelo Machado Feres, Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica  (SETEC).

Durante a audiência, o presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim de Oliveira, reforçou a importância de se iniciar efetivamente os debates sobre a reestruturação da Carreira de EBTT, em cumprimento ao Termo de Acordo assinado em 2008, bem como encaminhamentos imediatos para a solução dos problemas causados pela não regulamentação das regras de progressão na Carreira de EBTT, na medida em que o § 5º do art. 120 da Lei nº 11.784/2008, define que sejam usadas as regras da Lei anterior enquanto não for regulamentado este artigo, são criadas novas, o que dá direito, no entendimento do PROIFES-Federação   de  progressão imediata para DIII a todos os professores com mestrado e doutorado e DII para os especialistas.


(image)

O presidente do PROIFES-Federação também solicitou a continuidade das negociações com o MEC para o reconhecimento da isonomia entre os docentes de EBTT  e de MS, que são dispensados do controle de frequência, conforme dispõe o Decreto nº 1.590/95, em função da natureza específica da atividade docente. “Achamos que a natureza do trabalho, do ‘ser professor’ é muito particular. Nós trabalhamos muito mais que 40 horas semanais, seja atuando na extensão, em pesquisa, nas monitorias e orientações, na preparação de aula, etc. Não acreditamos que a cobrança de ‘ponto’, melhore a qualidade do trabalho realizado pelo professor, por isso existe a dispensa de controle para o MS que tem que ser estendida aos docentes de EBTT”, disse Rolim.

A questão da progressão DI para DIII estaria para ser encaminhada pelo MEC e MPOG para arbitragem pela Advocacia Geral da União (AGU), entretanto, o PROIFES-Federação ressalta que a questão não deve ficar restrita ao campo técnico-jurídico. De acordo com o prof. Gil Vicente Reis de Figueiredo, Tesoureiro da entidade, a Lei tem de refletir o acordado e pactuado na Mesa de Negociação com o Ministério do Planejamento. “Do contrário, só enfraquecerá um instrumento de diálogo e consenso”. Por este motivo, complementou o Prof. Nilton Ferreira Brandão, Diretor de EBTT do PROIFES-Federação, “é necessário que o MEC faça um documento que evidencie seu posicionamento à AGU, para que fique consignado de forma forte, a posição que hoje está sendo reafirmada de que o MEC é a favor do pleito do PROIFES-Federação”.


(image)

O Secretário Paim e os demais dirigentes do MEC reafirmaram que a posição do Ministério em relação à Progressão para DIII enquanto não for regulamentado o Art. 120, não mudou, e que o Ministério reafirmará sua posição junto à AGU. Em relação à dispensa de ponto para os docentes do EBTT, pleito do PROIFES-Federação, discutido com ex-Ministro Fernando Haddad, está na pauta, e continuará sendo discutido com a entidade.


Sobre o Proifes-Federação

A Diretoria da entidade apresentou ao Secretário Paim a nova forma de organização sindical dos docentes das carreiras de MS e EBTT, de caráter federativo, com abrangência em todo o território nacional, à qual já estão filiados um grande número de sindicatos de professores de IFES de todo o Brasil e que iniciou suas atividades em 01/01/2012, pela transformação do Fórum de Professores das IFES (PROIFES-Fórum). O PROIFES-Federação aproveitou para cumprimentar o Secretário Paim por sua continuidade no MEC e solicitou uma audiência com o novo Ministro Aloísio Mercadante, para com ele discutir as principais questões sindicais dos professores e as questões da Educação no Brasil. O Secretário Paim cumprimentou a entidade pelo seu novo momento e desejou sucesso em sua ação sindical e confirmou que a audiência com o Ministro será encaminhada para o mais breve possível.

Pelo Proifes-Federação, participaram o Presidente e Diretor de Assuntos Jurídicos: Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical); o Vice Presidente: Fernando Amorim (PROIFES-Sindicato); o Secretário e Diretor de Assuntos Sindicais: Paulo Roberto Haidamus (ADUFMS-Sindical); o 2º Secretário: João Batista de Deus (ADUFG-Sindicato) o Diretor de Relações Internacionais e Tesoureiro: Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar-Sindicato); o 2º Tesoureiro: Marcelino Pequeno (ADUFC-Sindicato); a Diretora de Aposentadoria e Previdência e de Assuntos Educacionais do Magistério Superior: Silvia Lucia Ferreira (APUB-Sindicato; e o Diretor de Assuntos Educacionais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Nilton Brandão (SINDIEDUTEC).

Confira os ofícios entregues pelo PROIFES-Federação ao Secretário Paim.

Compartilhe: