PROIFES-Federação lamenta o adiamento da CONAE 2014

O PROIFES-Federação, entidade integrante do Fórum Nacional da Educação, associa-se às demais entidades participantes do FNE e lamenta o adiamento da Conferência Nacional de Educação que estava prevista para o período de 17 a 21 de fevereiro.

A entidade entende que a CONAE seria um momento importante de mobilização da sociedade para pressionar a Câmara Federal a não aprovar os grandes retrocessos que foram incluídos no texto do Plano Nacional de Educação no Senado Federal, que obrigou a volta da matéria à Câmara.

Apesar disso, continuaremos mobilizados, em conjunto com as demais entidades do FNE, e do Movimento Social, no sentido de garantir a aprovação de um Plano Nacional de Educação (PNE) à altura das necessidades do povo brasileiro, com 10% do PIB para a educação pública.

Não é mais possível que estejamos já há 4 anos sem um PNE aprovado e com a implantação de suas metas. O adiamento da CONAE, por razões administrativas do MEC, não ajuda em nada nesse momento em que precisamos do apoio da sociedade para obter as conquistas que o povo brasileiro precisa, de universalização do ensino infantil e do médio, de qualificação do ensino fundamental e da continuidade da expansão do ensino superior, com garantia de salários justos, com a efetivação do piso nacional para o magistério e com condições de trabalho que permitam o exercício do ensino, da pesquisa e da extensão.

Esperamos que o PNE seja aprovado, no texto original da Câmara o mais rápido possível, indo à sanção sem vetos pela Presidenta da República, e que os royalties e o fundo social do pré-sal para a educação deixem de ser uma previsão e sejam aplicados o mais rapidamente possível.

Continuaremos colocando na pauta as propostas que temos defendidos para a CONAE desde as fases municipais, e esperamos que este adiamento não signifique um retrocesso nas políticas de expansão e qualificação da educação pública.

Leia a

nota do FNE

sobre o adiamento da CONAE 2014.


PROIFES-Federação