Rede EMANCIPA-MS de Educação Popular dá início às aulas de cursinho pré-universitário em Campo Grande

No próximo sábado, dia 3, 65 alunos de escolas públicas da periferia de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul iniciarão seus estudos no cursinho pré-universitário do Emancipa MS, dando mais um passo em busca do sonho da formação universitária e um futuro com mais oportunidades.  

De acordo com um dos fundadores da Rede em Mato Grosso do Sul, Prof. Fábio Henrique Martinez, da Faculdade de Computação da UFMS, a rede Emancipa é um movimento nacional de educação popular que nasceu em São Paulo e está presente em diversas localidades do país. Seu objetivo é levar educação aos jovens periféricos. “Uma forma de fazer isso é através da implantação dos cursinhos populares pré-universitários. Então no ano passado nós nos capacitamos através da rede Emancipa nacional, e agora estamos realizando esse sonho de trazer a rede para o estado”, celebra. 

Para o professor, a crise pandêmica, sanitária e econômica que enfrentamos, com milhares de mortes diárias atingiu diretamente e com muita força a juventude periférica. “Nesse cenário, a luta pela ocupação das universidades por nossos jovens se faz ainda mais necessária. Nossos estudantes sonham em transformar as suas vidas por meio do acesso ao conhecimento e esse sonho não pode acabar!”, adverte

Martinez ressalta que o cursinho é pré-universitário e não pré-vestibular. “O objetivo é promover para os alunos uma formação para a vida. Além das atividades curriculares e aulas, teremos atividades culturais, campanhas de solidariedade, incluindo o trabalho conjunto de ativistas, professores e estudantes. Os estudantes (especialmente) e professores também têm auxílio do núcleo de Psicologia da rede”, conta.

No dia 27 de março ocorreu o primeiro encontro da turma, a chamada “Acholhida”, e no dia 30 de março os materiais didáticos começaram a ser distribuídos. “A ideia é promover um rodízio de materiais a cada bimestre para que todos e todas do nosso cursinho possam ter acesso aos conteúdos”, explica o professor.  

Além do cursinho, a rede em MS também organiza campanhas de solidariedade, como a campanha que ocorre atualmente no site Catarse, pela inclusão digital e direito à educação de cerca de 400 alunos da EE Dolor Ferreira de Andrade, do Bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande-MS, arrecadando celulares, tablets, notebooks, computadores e outros equipamentos que possam ajudar os alunos ter acesso às aulas. 

As inscrições ainda estão abertas, entre em contato pelo FACEBOOK ou INSTAGRAM!