Regras para promoção à classe de titular nas carreiras do MS e EBTT são destaques em Encontro na PB


Os debates sobre a reestruturação das carreiras do MS (Magistério Superior) e EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico), com as regras para promoção à classe de titular foram alguns dos temas de destaque durante o IX Encontro do Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), que está sendo realizado em João Pessoa, na Paraíba.

Na sexta-feira, 16 de agosto, o presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim, abordou os critérios para a promoção à classe de titular no MS e EBTT. Ele pontuou as especificidades das carreiras, portanto, devem ter regras distintas, mas ressaltou a importância da regulamentação. “Ambas possuem a mesma atenção do PROIFES. As conquistas que buscamos para a carreira do MS são as mesmas para o EBTT”, considerou.

Foram apresentados 15 pontos para o MS que abordam o perfil do docente, a banca e o processo de avaliação. No caso da carreira de EBTT, foram avaliados itens para a promoção dentro do Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Aperfeiçoamento.

Os delegados inicialmente deliberaram pela aprovação integral da proposta original do PROIFES, com acréscimos de questões dos participantes, da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica).

A proposta consolidada será debatida em uma reunião que acontecerá no MEC, com o objetivo de aprovar o texto final das regras gerais de promoção a titular, para que as IFES possam começar a definir suas próprias regras.


Com informações da Assessoria de Comunicação PROIFES-Federação.