Reunião define cronograma de ações e metas para este ano e 2015

As afiliadas brasileiras da IEAL (Internacional de Educação da América Latina) reuniram-se para definir o cronograma de ações e traçar novas metas para 2014 e 2015, no dia 8 de maio. Esse foi o terceiro encontro trimestral do grupo, que é formado pelo PROIFES-Federação, pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e pela Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino).

A abertura da reunião foi realizada pelo coordenador do escritório regional da IEAL, Combertty Rodríguez. “Esse momento de organização e coordenação é muito importante. Teremos resultados políticos muito mais efetivos”, pontuou em seu discurso.

Um dos principais pontos debatidos foi o início do planejamento do Seminário Nacional, evento que será promovido no dia 15 de agosto e irá reunir diversas entidades para a construção de um documento com as reivindicações do setor. “A ideia é apresentar essa pauta ao governo e aos presidenciáveis para que a educação esteja sempre na agenda das autoridades”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindical).

Para o vice-presidente do PROIFES-Federação, professor Nilton Brandão (Sindiedutec-PR), “com o adiamento da CONAE (Conferência Nacional de Educação), é fundamental a criação de oportunidades para que as entidades ligadas à educação continuem se mobilizando”, disse.

As afiliadas também abordaram sobre o Encontro de Organizações Sindicais da Educação Superior da América Latina e do Caribe, evento realizado em abril promovido pelo PROIFES e pela Contee, em parceira com a ADUFRGS-Sindical e com o Sinpro/RS, “A dinâmica do encontro foi muito interessante. Existiu uma parte fechada para discussão entre as lideranças e uma parte aberta que mostrou que há uma forte mobilização internacional na educação”, pontuou Eduardo Rolim.

Além disso, os presentes trataram sobre ações do próximo ano, como a Conferência Regional da IEAL (com previsão para maio de 2015) e a Conferência Mundial da Internacional da Educação (possivelmente em julho de 2015, no Canadá). Também fizeram uma análise das conjunturas nacional e internacional, do panorama dos países da América Latina e do texto do PNE, recentemente aprovado pela Comissão Especial e que será apreciado em plenário.

A próxima reunião das afiliadas da IEAL será feita antes do Seminário Nacional, em 25/07, na CNTE, para que todos possam se organizar e elencar prioridades. Na data, o grupo também irá se aprofundar no PNE.


ADUFMS-Sindical com informações do PROIFES-Federação