Reunião dos Setores do ANDES discute plano de lutas e ações do 11° CONAD

A ADUFMS esteve presente na reunião dos setores do Andes, realizada no dia 14 de abril, representada pela Profa. Mariuza Aparecida Camillo Guimarães. A reunião teve como pauta a análise da conjuntura atual da Educação Pública Superior brasileira e a discussão do plano de lutas, concluindo algumas temáticas que não foram fechadas na ocasião do 11º CONAD extraordinário (realizado no último fim de semana de março e primeiro fim de semana de abril).

De acordo com Guimarães, entre as diversas discussões que ocorreram na reunião, destacaram-se os prejuízos sofridos nos últimos anos pelas Universidades mediante o projeto em curso do governo federal. “Para fazer frente a essas situações que vem retirando direitos, sucessivamente, em especial nos últimos três anos, foi  aprovado um plano de lutas, que definiu uma paralisação com atos em todo o Brasil no último dia 19 de maio, com o objetivo de alertar a sociedade sobre  os prejuízos da pandemia. Foram aprovadas também as consignas: Fora Bolsonaro/Mourão; vacina para todos e todas; em defesa da vida; contra a Reforma Administrativa (Pec 32/2020) e a PL 5595/2030”.

Segundo a professora, houve também a indicação de outras atividades juntamente com o FONASEFE para combater o projeto de reforma administrativa apresentado ao Senado sob o título de PEC 32, previsto para ser votado na CCJC da Câmara na próxima terça-feira, dia 25/05/2021. “Com essas atividades, nosso objetivo é trabalhar para salvaguardar os serviços públicos. Essa é a questão central que estamos ressaltando, que não é uma questão de retirada de direitos dos Servidores Públicos unicamente mas um desmonte absoluto dos serviços públicos, que vai impactar na sociedade em geral, em especial para aqueles grupos em situação de vulnerabilidade”, alertou Guimarães.