Revista Universidade e Sociedade do ANDES seleciona artigo de professora da UFMS

Guimarães, Mariúza emplacou o artigoPaulo Freire sob um olhar do século XXI, em diálogo com Michel Foucault.

O legado de Paulo Freire para a Educação é o tema da 66ª edição da revista Universidade e Sociedade, editada semestralmente pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). O lançamento aconteceu durante edição extraordinária do Conad, no dia 30 de julho, e visa reafirmar a contribuição histórica do educador para avanço civilizatório da humanidade e ao mesmo tempo fazer frente aos ataques sofridos por Freire advindos de forças políticas conservadoras, lideradas pela ala ideológica ligada ao Governo Federal e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro.

A publicação reúne cerca de 27 artigos e resenhas sobre a vasta obra produzida pelo autor brasileiro e o papel emancipador e libertário do educador e da educação.

Um dos artigos selecionados para publicação é da pedagoga e professora doutora da UFMS, Mariúza Aparecida Guimarães, ex-presidenta da ADUFMS Seção Sindical, publicado nas págs. 270 a 277, intitulado: Paulo Freire sob um olhar do século XX. O artigo discorre sobre a vida e principais obras de Paulo Freire em diálogo com as interpretações sociais de Michel Foucault.

Para Mariuza “ler   Paulo   Freire   deveria   ser   uma   prática   corrente  nas  escolas,  uma  condição  para  tornar-se  educador/educadora. Um exercício obrigatório para adentrar a sala de aula e construir, juntamente, com os/as alunos/as um novo modo de olhar para o mundo, de olhar para a vida.

No artigo ressalta que a escola  seja  o  espaço,  por  excelência,  do  exercício  de  esperança, do verbo esperançar!

Esta edição da revista e os exemplares anteriores estão disponíveis aqui.

*Crédito da foto em destaque: reprodução InternetArtigo