TI Maior visa ampliar o mercado e a pesquisa na área de Tecnologia da Informação

Cinco centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) receberão apoio do Programa Estratégico de Software e Serviços em Tecnologia da Informação (TI Maior). São R$ 6,2 milhões em bolsas, que constituem contrapartida do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), aos R$ 21,9 milhões de investimento com que as empresas selecionadas se comprometeram em suas propostas.

Os projetos selecionados foram das seguintes empresas e institutos: IBM Research Brasil, em São Paulo; Intel Semicondutores, no Rio de Janeiro; ITVale, em Belém; e CPqD e Freescale, ambos em Campinas (SP).

As áreas de aplicação contempladas são educação, energia (petróleo e gás), transporte/logística, tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e mineração e meio ambiente.

(image) Além do fortalecimento das atividades de P&D nesse setor no Brasil, o edital de seleção teve como objetivos a geração de pesquisa aplicada de alto nível, novos produtos e serviços, novas empresas de base tecnológica, integração entre indústria e academia, a inserção profissional dos alunos do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e o fomento à geração de patentes e outras formas de propriedade intelectual, além de maior projeção internacional para as tecnologias desenvolvidas no país.


Aperfeiçoamento

“As bolsas permitirão o aperfeiçoamento de profissionais de perfil variado”, explica o secretário de Política de Informática (Sepin) do MCTI, Virgílio Almeida. “São várias modalidades de bolsas contempladas, que vão desde estágios de desenvolvimento tecnológico até a atração de pós-doutores.” As bolsas deverão ser usadas entre 2014 e 2016.

O investimento por parte dos cinco centros deverá ocorrer também ao longo desses três anos, na forma de capital (equipamentos e infraestrutura), custeio e remuneração de recursos humanos.

Um novo edital com os mesmos objetivos está previsto para 2014. “Faremos alguns ajustes, principalmente do ponto de vista da divulgação com relação ao proponente do edital, de forma a apoiar projetos com um perfil semelhante ao destes”, diz o diretor de Políticas de TIC da Sepin, Rafael Moreira.

A atração de centros de P&D é um dos eixos do

TI Maior

. Quatro estruturas desse tipo alinhadas ao programa já estão instaladas ou em instalação no país.


Ascom do MCTI