Três Lagoas e Nova Andradina: docentes escolhem nesta 3ª integrantes de Conselho

Docentes de Três Lagoas e Nova Andradina, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), escolhem nesta terça-feira 25 quem vai atuar no Conselho de Representantes da

ADUFMS-Sindical

, diretoria

Autonomia Sindical

, nesses respectivos

campi

. Os candidatos aos cargos vagos no Conselho são os professores José Batista Sales (Três Lagoas) e Gemael Chaebo (Nova Andradina), respectivamente a suplente e a titular. Os mandados referem-se ao biênio 2014-2016.

Um dos aspectos da eleição é a necessidade de participar deste momento de reorganização pelo qual passa o movimento sindical docente na UFMS. O candidato a suplente de Três Lagoas, professor José Batista Sales, explica que a eleição tem a importância de revigorar a participação das professoras e dos professores nas instâncias de representações dos interesses da docência, conforme a atuação da nova diretoria da

ADUFMS-Sindical

. “Mostrar que há um projeto novo”, afirma Sales ao comentar sobre a atual direção do Sindicato.  O candidato reforçou a plataforma de ação do atual quadro diretivo da ADUFMS, que visa, no aspecto organizativo, ampliar as filiações, tanto de docentes recém-contratados como de docentes que estão há mais tempo na UFMS.

A eleição para escolha de quem vai ocupar a titularidade no Conselho de Representantes da

ADUFMS-Sindical

no

Campus

de Nova Andradina releva, como uma de suas perspectivas, a luta dos/das docentes pelos seus direitos, conforme lembrou o candidato daquela unidade, professor Gemael Chaebo. O docente explicou que a participação dos/das professores/as de Nova Andradina na eleição vai mostrar “a legitimidade do representante no Conselho”.

De acordo com o Estatuto da ADUFMS-Sindical, artigo 22, entre as atribuições do Conselho de Representantes estão as seguintes: “discutir e deliberar sobre assuntos de interesse dos professores, respeitadas as deliberações da Assembleia Geral” e “propor comissões e grupos de trabalho”.