UFMS oferece primeiro curso de pós-graduação gratuita em Arquitetura e Urbanismo no Estado

Foi publicado o edital para seleção do curso de Pós-Graduação Lato Sensu: “Abordagem Contemporânea na Arquitetura e na Cidade”, com 25 vagas oferecidas pela Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS para o ano de 2014.

Esse é o primeiro curso de pós-graduação gratuita em Arquitetura e Urbanismo no MS. O curso é uma especialização de 390 horas e 26 créditos, com aulas semanais nas terças, quartas e quintas das 18h20 às 22h40.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Curso, no Bloco de Arquitetura e Urbanismo da UFMS de segunda a sexta das 7:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00, e também por meio do site do curso: http://posgrad.wix.com/abordagem.


Sobre o Processo de Seleção:

As inscrições estarão abertas de 20 a 30 de janeiro de 2014 e o processo seletivo vai acontecer em duas fases. A primeira fase será uma prova escrita objetiva no dia 3 de fevereiro. A segunda fase acontece no período de 15 a 21 de fevereiro, por meio de análise de currículo e entrevista sobre a carta de intenções.


Sobre o Curso:

O Curso conta com 16 disciplinas que totalizam 26 créditos, totalizando 390 horas a serem ministradas ao longo de dois semestres letivos em 2014 e mais um semestre destinado ao desenvolvimento e defesa da monografia em 2015. As disciplinas abrangem amplo espectro de interesse e de atuação do arquiteto e urbanista tanto em projeto de edifícios quanto na intervenção nas cidades. Os professores são todos doutores (8) e mestres (7) do corpo docente efetivo da UFMS, além de doutores convidados como expositores da UnB e da USP. Cada docente se encarregará de uma ou mais disciplinas relacionada a sua área de pesquisa, docência e interesse, além das orientações das monografias.

A Abordagem Contemporânea na Arquitetura e na Cidade: De quem e do que somos contemporâneos? O que pode significar uma abordagem contemporânea? A contemporaneidade, segundo Agambem, constitui uma singular relação com o próprio tempo, aderindo e distanciando-se ao mesmo tempo dele. A partir de questões como essas o curso pretende estudar temas de complexidade, mutabilidade, interatividade, entre outros, presentes no pensamento e trabalho dos arquitetos e urbanistas na atualidade, considerando que seu trabalho não deve ser analisado apenas a partir de seus produtos específicos (como a boa construção ou o espaço adequado). Deve também ser observado por meio dos processos específicos que ele dispõe para realizá-lo, dos modos particulares de articulação, de desenvolvimento e de materialização de suas ideias.

As Disciplinas: Compõe o curso as seguintes disciplinas: Arquitetura de Baixo Impacto Ambiental e Cultural, Arquitetura e Linguagem, Arquitetura no Panorama da Arte Contemporânea, Arte Urbana e Apropriação do Espaço Público, Concepção Arquitetônica, Cultura Digital e Processos de Projeto Paramétrico, Ecologia Urbana, Estratégias Projetuais na Arquitetura Contemporânea, Infraestrutura Verde, Metodologia de Pesquisa, Políticas de Gestão do Território, Processos Contemporâneos de Requalificação do Espaço Urbano, Projetos de Grande Porte e Inserção Urbana, Requalificação de Edifícios e Conjuntos Históricos, Seminário Abordagens Contemporâneas na Arquitetura e na Cidade, Sistemas de Espaços Livres nas Cidades, Sustentabilidade na Arquitetura e na Cidade.

Os Professores: Os professores são todos doutores e mestres do quadro efetivo da UFMS: Alex Nogueira Resende (M), Andrea Naguissa Yuba (D), Angelo Marcos Vieira de Arruda, Eliane Guaraldo (D), Eluiza Bortolotto Ghizzi (D), Gogliardo V. Maragno (D), Gilfranco Medeiros Alves (M), Gutemberg Weingartner (D), João Bosco Urt Delvizio (M), José Alberto Ventura Couto (M), Juliana Couto Trujillo (M), Margareth Escobar Ribas (M), Maria Adélia Menegazzo (D), Maria Lucia Torrecilha (D), Simone Fortes de Oliveira Lima (M). Além destes foram convidados como expositores o prof. doutor Marcelo Tramontano (USP-SCarlos) e a profa. doutora MArta Romero (UnB).


UFMS