Unimed: docentes conseguem reajustes muito inferiores aos ocorridos nos últimos três anos

Filiadas e filiados à

ADUFMS-Sindical

,

Gestão Autonomia Sindical

, conseguiram, após intensas negociações com a Unimed, os menores reajustes de seu plano de saúde nos últimos três anos: enfermaria 6% e apartamento 11%. O novo valor do plano que inclui na cobertura internações em acomodações hospitalares coletivas é de R$ 356,76 por usuário/a (titular e dependentes legais). Está em vigor desde 1º de novembro de 2014. Na versão apartamento, a nova mensalidade é de R$ 805,92, válida a partir de 1º dezembro deste ano. Os aditivos contratuais já foram assinados.

O reajuste de 37,69% para apartamento, estabelecido inicialmente pela operadora, foi recusado pela direção do Sindicato, por considerá-lo muito acima dos índices inflacionários. “Primeiramente, a Unimed fixou os seus valores de reajuste muito além da inflação ocorrida no país nos últimos anos. Lembrando que no ano de 2011 o reajuste aplicado foi o de 20,59%, em 2012 de 30% e em 2013 o de 43%. Índices muito além da inflação ocorrida nesses anos”, explicou a Advocacia Salgado Catelan, escritório que presta serviços jurídicos à

ADUFMS

.

Os 11% pactuados têm larga distância em relação aos 37,69% antes calculados pela Unimed. A diferença pró-filiadas/os assistidas/os por meio da versão apartamento é de 26,69 pontos percentuais.

A participação e as críticas formuladas pelas/os docentes filiadas/os – aposentados/as e as/os da ativa – intensificaram as negociações da

ADUFMS-Sindical

com a Unimed. Para firmar posicionamento que respeitasse os pensamentos dos/as professores/as da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), convocou-se assembleia geral para debater o assunto reajuste no plano de saúde (cobertura apartamento), que foi realizada dia 6 de novembro em Campo Grande e

campi

do interior. Na assembleia em Campo Grande, as/os participantes deram aval para que a

ADUFMS

negociasse com a Unimed o reajuste do plano que cobre internação em apartamento, no intuito de conseguir reajuste menor que os 13,59% contrapropostos pela diretoria do Sindicato.

As decisões tomadas em assembleias gerais realizadas nos

campi

do Pantanal (CPAN) em Corumbá, de Chapadão do Sul (CPCS) e de Três Lagoas (CPTL) foram importantes na contra-argumentação do Sindicato à Unimed. Em Corumbá, houve posições favoráveis à revisão do contrato e pela continuidade do plano de saúde. Em Chapadão do Sul, os professores refutaram, por unanimidade, os 37,69% estabelecidos pela Unimed. Em Três Lagoas, a posição tomada contemplou a insistência em patamares de reajuste bem inferiores ao que a operadora dispôs a aplicar. Esses posicionamentos fortificaram ainda mais a posição de continuar os contatos com a Unimed em defesa de reajuste compatível ou que se aproximasse da realidade inflacionária, o que culminou com a assinatura de aditivo oficializando o reajuste de 11% (apartamento)

Também houve resultado de dimensões consideráveis no acordo em relação a enfermaria. Primeiramente, a Unimed comunicou que essa versão subiria 13,67%, o que gerou descontentamento dos titulares e das titulares dessa opção. A partir de firme posição dos/as usuários/as, com a atuação do Sindicato, acordou-se reajuste de 6% em 2014, largamente abaixo dos 12,5% pactuados em 2013 e menos ainda que o ajuste de 2012, que foi de 30%. Em 2011, o aumento foi de 20,59%.

Os planos da Unimed, via

ADUFMS-Sindical

, estão entre os mais antigos em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Beneficiam atualmente mais de 300 pessoas, entre titulares e dependentes, englobando as opções apartamento e enfermaria.



Assessoria de Comunicação da ADUFMS-Sindical