Valorização Docente toma posse na ADUFMS Seção Sindical







Novo presidente da ADUFMS Seção Sindical, Marco Aurélio Stefanes, tece duras crítica à política econômica do atual governo

– Fotos: ARNOR RIBEIRO/ADUFMS SEÇÃO SINDICAL ANDES SINDICATO NACIONAL. (CLIQUE SOBRE A FOTO ACIMA E VEJA MAIS IMAGENS DA POSSE E HOMENAGEM PÓSTUMA À PROFESSORA DOUTORA ANA LUCIA ESPINDOLA)

A semana começa com nova diretoria executiva e nova representação sindical na

ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional

para o período 2019-2021. Os/as dirigentes da gestão


Valorização Docente


, encabeçada pelo Professor Doutor Marco Aurélio Stefanes, e as/os representantes sindicais tomaram posse na última sexta-feira (17-05). Na abertura da solenidade foi  homenageada a Professora Doutora Ana Lucia Espindola do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPTL-UFMS), que faleceu na primeira quinzena de maio, com a projeção de vídeo

in memoriam

, sobre a trajetória da docente, e apresentado balanço da gestão


Autonomia Sindical


que deixou a diretoria da

ADUFMS

.






Esquerda p/direita:

Vander Loubet, Marco Aurélio e Marcelo Fernandes Pereira (pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS)

Os/as docentes componentes da


Valorização Docente


foram eleitas/os em chapa única e as/os representantes sindicais que tomaram posse foram as/os mais votados. (


Confira quem são as/os novas/os dirigentes e representantes sindicais


).

Na solenidade de transmissão de cargos, o representante da Comissão Eleitoral, Rogério Mayer,   fez a leitura dos termos de posse. A a ex-presidenta da entidade, Professora Doutora Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, fez rápido balanço das ações desenvolvidas à frente da entidade, nos últimos três anos. Agradeceu a dedicação e a colaboração d@s integrantes da direção


Autonomia Sindical


e d@s funcionári@s da entidade pelo apoio prestado às inúmeras ações de formação e de mobilizações em defesa dos direitos dos/das docentes da UFMS.






Em pé:

nova diretoria executiva da ADUFMS e representantes sindicais empossadas/os

O presidente  empossado da

ADUFMS Seção Sindical

, Marco Aurélio Stefanes, apresentou os desafios a ser enfrentados pela nova direção. Teceu duras crítica à política econômica do atual governo. Alertou que o modelo concentra renda e empobrece a população. Disse que a reforma da Previdência em tramitação no Congresso penaliza quem ganha até dois salários, destrói os conceitos de seguridade social e de partilha vigentes na maioria dos países do mundo, não ataca os privilégios. Ressaltou que o sistema de capitalização proposto levou idos@s a viver na miséria no Chile. Reforçou a importância de a comunidade universitária se somar às mobilizações contra o corte de verbas e em defesa universidade pública.

A solenidade contou com a presença do deputado federal Vander Loubet (PT) que prestigiou a nova direção, colocou-se à disposição da entidade e reafirmou o papel da

ADUFMS Seção Sindical

nas mobilizações contra a reforma da Previdência, por mais verbas para educação e na defesa do serviço público e das/os servidoras/es. Também estiveram na cerimônia o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Marcelo Fernandes Pereira (que representou o reitor Marcelo Augusto Santos Turine) e a coordenadora nacional do Movimento d@s Trabalhador@s Rurais Sem Terra (MST), Marina Ricardo Nunes Viana. A líder do MST representou os movimentos populares.

Logo após a posse da nova direção e das/os representantes sindicais foi servido coquetel com som ao vivo animado pelo grupo musical do Torquato.

Saudades póstumas

– A Professora Doutora Maria Dilnéia Espíndola Fernandes historiou a trajetória da Professora Doutora  Ana Lucia Espindola do CPTL, que nos deixou neste mês. Durante a exibição de fotos com Ana Lucia, a docente Maria Dilneia apresentou parte de um memorial em que a professora falecida descreve a vida de militante em defesa da educação. “Mais do que nunca, nossa militância é necessária. Quando falo em militância, não estou falando apenas da vinculação a um partido político (embora, conforme apontou Lenin, não haja revolução sem um partido revolucionário). Falo especialmente da militância em diversos fóruns que lutam por uma educação de qualidade, que tentam preservar direitos, tanto das crianças como dos professores, que buscam preservar a escola pública dos ataques que sofre hodiernamente”.



Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional