Presidente em exercício do Andes se encontra com representantes da Adufms

O presidente em exercício do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Milton Pinheiro, se encontrou neste domingo (24) com representantes da Adufms, em Campo Grande, após estar presente no Congresso do DCE da UEMS, ocorrido em Dourados. Estiveram presentes a vice-presidenta, professora Dra. Mariuza Guimarães; o representante sindical suplente de Aquidauana, Edelberto Pauli Júnior; e a Assessoria de Comunicação do sindicato.

Foram discutidas as ações da atual gestão da UFMS, como a implementação da Resolução CNE CP 2/2019, que ignora especificidades dos cursos de licenciatura (sobre o tema, um coletivo de professores/as filiados/as à Adufms redigiu esta análise), a unificação das grades de cursos homônimos e as investidas da reitoria contra as subsedes de Aquidauana e Corumbá. O aumento no valor do Restaurante Universitário e a não exigência do passaporte vacinal também foram temas debatidos. 

Ao longo da conversa, foram propostas ações conjuntas da Adufms junto à direção nacional. “Conversamos sobre os desmandos da reitoria, os ataques à comunidade acadêmica, sobre a falta de democracia, a retirada da autonomia, os ataques ao patrimônio material dos sindicatos – que são suas sedes, sua forma de livre expressão”, destaca Pinheiro.

Ele também chama atenção para a necessidade da ampla divulgação do que ocorre na universidade. “Nós vamos, como Andes, procurar as providências jurídicas e políticas para combater esses desmandos da reitoria. Vamos pedir também a solidariedade do conjunto de colegas de todo o Brasil, para que possamos fazer esses enfrentamentos e voltar à normalidade acadêmica”.