Categoria: Brasil

  • 19 de abril: celebrar os povos indígenas e reforçar a luta

    19 de abril: celebrar os povos indígenas e reforçar a luta

    No Dia Nacional dos Povos Indígenas, a Adufms celebra e se solidariza com a luta dos povos originários do Brasil, sobretudo de Mato Grosso do Sul. O estado é uma das unidades da Federação com maiores índices de violência contra essas populações. De acordo com o último relatório anual publicado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), órgão católico…

  • Adufms convida docentes a contribuir no PPA Participativo

    Adufms convida docentes a contribuir no PPA Participativo

    Plenária do programa contou com ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil A Adufms convida filiados/as e demais docentes da UFMS a voltar e propor políticas para a melhoria da educação superior pública e em prol de servidores/as públicos/as, na plataforma Brasil Participativo (clique aqui para acessar), que possibilita a participação de cidadãos no planejamento…

  • Projeto de Lei que permite reajuste de 9% será analisado pela Comissão do Orçamento

    Projeto de Lei que permite reajuste de 9% será analisado pela Comissão do Orçamento

    A tramitação do Projeto de Lei Nacional (PLN) 2/2023, proposto pelo governo federal para possibilitar o reajuste de 9% ao serviço público federal em 2023, será iniciada com a análise pela Comissão Mista de Orçamento, seguindo para votação no Plenário do Congresso Nacional. O PLN foi encaminhado ao Congresso no dia 31 de março, mesma…

  • Bolsonaro é primeiro presidente em 20 anos a terminar mandato sem reajuste a servidores

    Bolsonaro é primeiro presidente em 20 anos a terminar mandato sem reajuste a servidores

    Com o fim do prazo para que realizasse o reajuste salarial de servidores públicos federais, que expirou na segunda-feira (4 de julho), Jair Bolsonaro encerrará seu mandato sem realizar a recomposição, mesmo com a reivindicação das entidades representativas — de 19,99% — estando abaixo do valor proporcional a todas as perdas salariais desde 2017, ano…

  • ADUFMS homenageia pesquisadores da UFMS que colaboraram em teste da urna eletrônica

    ADUFMS homenageia pesquisadores da UFMS que colaboraram em teste da urna eletrônica

    A ADUFMS, em Assembleia realizada na quarta-feira (18 de maio), decidiu manifestar por aclamação suas congratulações e reconhecimento ao Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva e ao acadêmico do curso de graduação em Ciência da Computação Ian Martinez Zimmerman, ambos da Faculdade de Computação – Facom/UFMS. O reconhecimento se dá pelas contribuições no Teste Público…

  • 19 de abril: MS é estado mais violento contra povos indígenas no Brasil

    19 de abril: MS é estado mais violento contra povos indígenas no Brasil

    No Dia Nacional dos Povos Indígenas, a Adufms celebra e se solidariza com a luta dos povos originários do Brasil, sobretudo de Mato Grosso do Sul. O estado é a unidade da federação (UF) com maiores índices de violência contra essas populações. De acordo com o relatório anual de 2021 publicado pelo Conselho Indigenista Missionário…