Categoria: Diversidade

  • Com apoio da Adufms, encontro debate saúde da mulher indígena

    Com apoio da Adufms, encontro debate saúde da mulher indígena

    Roda de conversa debateu temas como saúde reprodutiva e prevenção ao câncer Lideranças femininas da aldeia Pirakuá, pertencente à etnia guarani e localizada na divisa entre Bela Vista e Ponta Porã, promoveram um evento para celebrar o Mês da Mulher e conscientizar a respeito de temas como a saúde das mulheres indígenas. Pela primeira vez,…

  • Nota de congratulações ao STF por invalidar tese do marco temporal

    Nota de congratulações ao STF por invalidar tese do marco temporal

    A Adufms vem a público manifestar suas congratulações aos ministros e ministras do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na tarde desta quinta-feira (21 de setembro), anularam de uma vez por todas a possibilidade de aprovação da tese do Marco Temporal, que tinha por objetivo impedir demarcações em terras que não estivessem ocupadas por povos indígenas…

  • Encontro do Orgulho Autista ocorre neste domingo (18) em Três Lagoas

    Ocorre neste domingo (18 de junho), a partir das 16h, o 1º Encontro do Dia do Orgulho Autista, em Três Lagoas. O evento será realizado na sede da Adufms, na Rua Luiz Correa da Silveira, 1665, no bairro Jardim Alvorada, por iniciativa do Coletivo Neurodiversidade Interseccional, e conta com apoio da Adufms. A estudante Vitória…

  • 2º domingo de maio, Dia das Mães

    2º domingo de maio, Dia das Mães

    Mãe é afeto, dedicação, resistência e luta. Que toda mãe possa maternar de forma digna. Que a maternidade não impeça a busca dos sonhos. Que os espaços sejam de acolhimento às mães e à infância. Um feliz Dia — e mais dias felizes — a todas as mães!

  • 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas: data de luta e reflexão

    19 de abril, Dia dos Povos Indígenas: data de luta e reflexão

    19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas. Criada durante o governo Getúlio Vargas pelo Decreto-Lei n.° 5.540, de 1943, na época com a nomenclatura de “Dia do Índio”, a data inicialmente tinha como objetivo fortalecer a política nacionalista do período varguista, destacando os povos originários como símbolo nacional. Com o passar das décadas,…

  • Assédio: em vez de alertar, campanha da UFMS reforça preconceitos e contraria dados

    Assédio: em vez de alertar, campanha da UFMS reforça preconceitos e contraria dados

    A gestão da UFMS lançou, no dia 16 de março, sua campanha de divulgação de políticas de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual e moral. O texto se baseou na cartilha divulgada pelo Governo Federal sobre o tema. No entanto, as peças publicitárias divulgadas trazem ilustrações que, em vez de contribuir no debate sobre o…