Representantes da Adufms participam de abertura da Conape 2022

Foi iniciada nesta sexta-feira (15 de julho) a Conferência Nacional Popular da Educação (Conape) 2022, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. A edição deste ano ocorre em Natal (RN). A abertura do evento contou com um grande ato em defesa da educação e contra o sucateamento do ensino promovido pelo governo de Jair Bolsonaro.

A professora Dra. Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, vice-presidenta da Adufms, participou da estreia do evento e falou sobre o ato que abriu a conferência. “A Abertura da Conape se dá em um ato em defesa da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. Contra a violência política e em defesa da democracia como forma de garantir a vida e a dignidade”, afirma.

A professora Dra. Carina Maciel afirma que a importância do evento é a de representar o “início do recomeço da resistência do povo brasileiro, em busca da qualidade da educação brasileira”. A professora Dra. Maria Dilneia Espíndola acredita que “a importância é que vamos retomar o Brasil, vamos ter a partir de outubro de fato uma sociedade democrática, diversa, plural, para que o povo possa ter comida no prato de novo”.

A conferência tem seis eixos temáticos em 2022:
Eixo 1: Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;
Eixo 2: PNE, Planos Decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação;
Eixo 3: Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão;
Eixo 4: Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde
Eixo 5: Gestão democrática e financiamento da Educação: participação, transparência e controle social;
Eixo 6: Construção de um projeto de Nação soberana e de Estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da Educação e do PNE.

Veja as fotos da abertura da Conape 2022 (clique nas imagens para ampliar)