Nota à imprensa e à comunidade sobre instituição de banheiros neutros na UFMS

A ADUFMS vem a público se manifestar sobre matéria publicada na mídia – especificamente no jornal digital Campo Grande News e posteriormente replicada por outros portais – que trata da instituição do banheiro neutro e banheiro da família na UFMS. 

Sobre o assunto, temos a  dizer:

  1.  A ADUFMS tem conduzido a sua prática sindical pelo respeito à diversidade no interior da universidade, que deve ser um espaço para onde convergem todas as pessoas, de forma a se apropriarem de conhecimentos para transformar a sua vida e os grupos sociais de sua convivência. 
  2. A ADUFMS defende que a universidade deve ser adequada, do ponto de vista arquitetônico, e, sobretudo, atitudinal, para atender a todas as pessoas, com suas ideias e modos de vida. 
  3. A diretoria da ADUFMS não se posiciona contrária à necessidade do banheiro neutro e do banheiro da família, pois ela busca garantir segurança e dignidade à pessoas transgênero, transexuais, travestis, não-binárias e intersexuais, ou outras situações em que as pessoas se sintam mais confortáveis usando um banheiro neutro, além da superação dos transtornos causados a pais e mães no atendimento a crianças pequenas na universidade, porém reconhece que a implantação desta política de inclusão não foi devidamente debatida na UFMS. 
  4. A Diretoria da ADUFMS defende que a gestão da universidade deve tomar as decisões de forma coletiva, respeitando as suas instâncias colegiadas e as respectivas representações de todos os segmentos que compõem a comunidade universitária. Não há justificativa para que esta decisão não fosse tomada de forma democrática, evitando os conflitos ora causados, frente a uma ação legítima e necessária. 

_________________________________________________________________

(Imagem de destaque: montagem sobre foto de Henrique Kawaminami/Campo Grande News)