Nota de pesar (pelo falecimento de Luiz Salvador de Miranda Sá Jr.)

A Adufms lamenta profundamente o falecimento do professor aposentado e médico psiquiatra Luiz Salvador de Miranda Sá Júnior, na madrugada desta sexta-feira (23). Salvador lecionou na Faculdade de Medicina (Famed) da UFMS, além de ter presidido a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Estadual de Educação (CEE-MS) e o Congresso Internacional de Psiquiatria. Também compôs a Diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O professor Dr. Luiz Salvador foi um dos fundadores do curso de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), à época Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras (Fadafi). No CEE-MS foi um dos articuladores, em 1981, da criação da Diretoria de Educação Especial – órgão da Secretaria de Educação destinado a políticas de inclusão de estudantes com deficiência.

A professora Dra. Eliza Emília Cesco, que também é aposentada pela UFMS e conselheira do CEE-MS, relembra a importância de Salvador para a saúde pública a nível estadual e nacional. “Foi batalhador incansável por políticas públicas de saúde mental e de garantia de direitos, principalmente dos mais vulneráveis. Devemos a ele destacadas conquistas, no âmbito de nosso estado e do país”, afirma.

A professora Dra. Maria Helena da Silva Andrade, da Faculdade de Engenharia (FaEng-UFMS), destaca o papel de Salvador no ensino da psiquiatria. “Tive a honra e sou infinitamente grata por ter sido acompanhada por ele. Inteligentíssimo, estudioso e, sobretudo, humano, formou uma geração de psiquiatras em MS. Vou sentir muito sua falta. Inesquecíveis encontros que me trouxeram muito conhecimento, aprendizado e esperança na vida. Deixo minha gratidão por tudo”.

A Adufms se solidariza com familiares, alunos/as, amigos/as e colegas do professor.