Nota de pesar (pelo falecimento do professor Michael Honer)

A Adufms lamenta profundamente o falecimento do professor Dr. Michael Robin Honer, ocorrido nesta terça-feira (21 de dezembro). O sindicato se solidariza com familiares, amigos/as e colegas. Britânico de nascimento, Honer nasceu em Londres, em 1936, mas vivia no Brasil desde 1977, ano em que começou a lecionar no curso de pós-graduação em Parasitologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Parasitólogo graduado pela Imperial College Of Science Technology and Medicine (1957), também possuía formação em Geologia/Paleontologia, pelo Royal College of Science (1959), além de mestrado em Parasitologia e (1961) e doutorado em Ciências Biológicas e da Saúde (1963), ambos pela Universidade de Utrecht, na Holanda. Honer também cursou pós-doutorado, em Epidemiologia, na Universidade de Praga, na atual República Tcheca.

Em 1984, começou a atuar como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no segmento de gado de corte. Na UFMS, lecionou de 1997 a 2006, quando se aposentou, passando pelos cursos de Biologia, Medicina Veterinária e Tecnologia de Alimentos, onde foi coordenador entre 1997 e 2003. Após se aposentar pela UFMS, lecionou no mestrado em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A viúva, Iara, lembra de Honer com carinho. “Uma pessoa gentil, bem humorado, leitor voraz. Gostava de música, amava rock”, destaca. “Tinha paixão pelo ofício de ensinar. ‘Adotava’ seus alunos.Naturalizou-se brasileiro. Por indicação de alunos, recebeu o título de cidadão campo-grandense. Tinha muito orgulho disso. Ele estará comigo para sempre”, finaliza a esposa, que relata o recebimento de várias mensagens de carinho.

Para aqueles que pretendem dar um último adeus, o velório de Michael Honer será na quarta-feira (22 de dezembro) no cemitério Memorial Park, das 7h às 10h30. A Adufms reitera suas condolências e deseja aos entes queridos força e serenidade, para enfrentar o momento de luto.