Categoria: Pesquisa

  • Referência em divulgação científica, ‘Nature’ declara apoio a Lula em editorial

    Referência em divulgação científica, ‘Nature’ declara apoio a Lula em editorial

    A revista estadunidense Nature, uma das mais relevantes do mundo em relação a publicações científicas, lançou nesta terça-feira (25 de outubro) um editorial intitulado “Há apenas uma escolha no Brasil – para o país e o mundo”. No texto, o veículo declara seu apoio à candidatura de Lula para a Presidência do Brasil. “Quando o…

  • Contra ameaças à educação e à ciência, SBPC publica Carta de Brasília

    Contra ameaças à educação e à ciência, SBPC publica Carta de Brasília

    A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) publicou, na última quinta-feira (28), um documento intitulado ‘Carta de Brasília’, no qual defende a Constituição Federal — que tem sido alvo de ataques por parte do presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores —, a pesquisa científica e os investimentos em educação, ambos também atacados pelo…

  • Representantes da Adufms participam de abertura da Conape 2022

    Representantes da Adufms participam de abertura da Conape 2022

    Foi iniciada nesta sexta-feira (15 de julho) a Conferência Nacional Popular da Educação (Conape) 2022, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. A edição deste ano ocorre em…

  • ADUFMS homenageia pesquisadores da UFMS que colaboraram em teste da urna eletrônica

    ADUFMS homenageia pesquisadores da UFMS que colaboraram em teste da urna eletrônica

    A ADUFMS, em Assembleia realizada na quarta-feira (18 de maio), decidiu manifestar por aclamação suas congratulações e reconhecimento ao Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva e ao acadêmico do curso de graduação em Ciência da Computação Ian Martinez Zimmerman, ambos da Faculdade de Computação – Facom/UFMS. O reconhecimento se dá pelas contribuições no Teste Público…

  • Mudança na plataforma Lattes preocupa pesquisadores

    Mudança na plataforma Lattes preocupa pesquisadores

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou neste domingo (15) que haverá mudanças na plataforma do Currículo Lattes, na qual estão registrados os dados sobre a pesquisa acadêmica no Brasil. De acordo com o órgão, não haverá modificações internas no sistema ou nas bases de dados e a mudança seria por questões…