2ª Feira Cultural da Adufms fortaleceu laços entre arte, cultura e comunidade

Na manhã do último sábado (22), ocorreu a 2ª “Feira Cultural” da Adufms, realizada na sede da entidade em Campo Grande. O evento teve como objetivo proporcionar um espaço para que docentes e artistas, de modo geral, pudessem expor seus trabalhos, fossem eles musicais, artísticos ou frutos de pesquisas acadêmicas. A feira representa um novo movimento da Adufms para estreitar os laços entre alunos, docentes, artistas e o público em geral.

A programação contou com a participação de nove expositores e expositoras, entre eles/elas o professor Sérgio Carvalho, que apresentou sua pesquisa sobre a produção de materiais e soluções sustentáveis a partir da sílica da casca de arroz. Sobre essa experiência, ele explicou: “Um dos grandes desafios da universidade é transformar conhecimento em um produto ou processo industrial. Várias iniciativas para transformar os conhecimentos desenvolvidos nas universidades têm sido lançadas por entidades que promovem o empreendedorismo”. Continuando o raciocínio, o professor conta que:  “No Instituto de Química da UFMS, um grupo de 4 alunos de graduação toparam um desafio: Sob a minha orientação apresentaram uma proposta de bioprodutos através do desenvolvimento da extração e aplicação da sílica da casca em vários produtos industriais. Na Feira apresentamos os resultados do estudo da aplicação da sílica da casca de arroz em tintas imobiliárias. Os resultados obtidos mostraram a viabilidade da utilização da biosílica em tintas.”

A Feira também contou com belíssimas exposições artísticas, incluindo trabalhos de Melissa Aguiar, Ana Paula Duarte, Miriam Costa e do Coletivo Breu, além das peças personalizadas (camisetas, chapéus, canecas, bonés, etc) produzidas por “Coisas da  Alucha”, as cangas da “Kangue-se” e da apresentação do cantor Jorge Aluvaiá. Uma das atrações foi a participação do grupo de grafiteiros e grafiteiras, iniciativa da artista urbana SOL, que criou um mural vibrante nos muros externos da Adufms. A obra, repleta de cores e referências à educação e aos direitos das mulheres, reuniu a contribuição de diversos artistas, incluindo SOL, Wes AbcDArvore, VeryRuim, Kamila, Thalya Palhares, Fabil, Sódio e Pantanal, ITS, Erika Pedraza, entre outros.

Para a presidenta da Adufms, Mariuza Guimarães: “A feira é um espaço científico e cultural. É também um momento de encontro para conversar, trocar ideias sobre sindicato, cultura e produção científica”.

A Associação já planeja a terceira edição da feira para o mês de abril, precisamente no dia 26. A presidenta segue com o convite: “Conclamamos a todos e todas para participarem, trazer a sua arte, sua pesquisa e tudo o mais que acharem interessante de se expor”. O evento promete trazer ainda mais atrações e expandir o espaço para novos talentos.


Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *