Cartas em defesa do serviço público são entregues ao MGI em evento com participação da Adufms

A Adufms participou, na última sexta-feira (24), do ato público promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em Campo Grande (MS), que marcou a entrega de imóveis da União dentro do Programa Imóvel da Gente. O evento foi realizado às 9h30, no Teatro Glauce Rocha, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e contou com a presença das ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Tiago Botelho.

Durante o ato, a Adufms, representada pelo presidente José Roberto Rodrigues de Oliveira, pela secretária de finanças Sheila Denize e pela ex-presidenta Mariuza Guimarães, entregou à ministra Esther Dweck duas cartas em defesa do serviço público. A primeira foi o documento assinado pelos 13 presidentes de seções sindicais do Andes-SN, no qual as entidades solicitam o apoio para o veto integral à Reforma Administrativa. A segunda foi a carta produzida pelo Fórum das Entidades Sindicais em Defesa do Serviço Público (FESP), assinada pela CUT, FETEMS, SINTSEP, SINTSS, ADUFMS e SINDJUFE, que também manifesta preocupação com os impactos da reforma sobre os servidores e o conjunto da sociedade.

A carta das seções sindicais do Andes-SN havia sido entregue anteriormente, no dia 13 de outubro, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento em homenagem ao Dia dos Professores, no Rio de Janeiro, pelas mãos da presidenta da Adur, Elisa Guaraná de Castro.

Programa Imovel da Gente

Ao longo da cerimônia, o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Tiago Botelho, destacou a relevância do ato e o alcance social do programa. Segundo ele, esta foi “a maior entrega de imóveis da União na história do Mato Grosso do Sul”, somando cerca de R$ 100 milhões em investimentos destinados à educação, cultura, turismo, meio ambiente, povos indígenas, mulheres e crianças.

Botelho explicou que o programa Imóvel da Gente tem quatro linhas prioritárias: Minha Casa, Minha Vida, Regularização Fundiária, Construção de Equipamentos Públicos e Grandes Empreendimentos. Ele ressaltou que a presença das ministras Esther Dweck e Simone Tebet simboliza o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do interior do Estado. O superintendente também afirmou que as ações do programa buscam ir além de diferenças políticas, promovendo investimentos que contribuam para o crescimento equilibrado dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, reforçando o caráter federativo e social das iniciativas do governo.