
O Andes – Sindicato Nacional publicou, na última quinta-feira (11 de dezembro), uma nota oficial em solidariedade à deputada estadual Gleice Jane (PT-MS), após as graves ameaças virtuais de morte e ofensas recebidas pela parlamentar.
Na nota, o Andes – Sindicato Nacional manifesta repúdio às intimidações e destaca que as mensagens configuram violência política de gênero, prática que busca silenciar, intimidar e impedir o pleno exercício do mandato por mulheres. O texto também faz referência à legislação federal que reconhece e combate esse tipo de violência, reafirmando que ataques dessa natureza não atingem apenas a parlamentar, mas a própria democracia.

(Foto: Adufms/Fabio Faria)
O Andes – SN ainda reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos fundamentais, da participação política das mulheres e da construção de um ambiente democrático livre de violência, discriminação e misoginia, ressaltando que ameaças e intimidações não serão naturalizadas nem toleradas.
Ameaças à deputada Gleice Jane
A deputada estadual Gleice Jane foi alvo de ameaças de morte e de uma série de mensagens ofensivas enviadas ao seu WhatsApp pessoal no dia 6 de dezembro. Diante da gravidade do conteúdo, a parlamentar registrou ocorrência em uma Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), em Dourados (MS). Na visão de Gleice, as ameaças são caracterizadas como violência política de gênero, uma vez que atacam não apenas sua atuação parlamentar, mas também sua condição de mulher, buscando intimidá-la e cercear o exercício de seu mandato.
Confira a nota na íntegra:
Circular da diretoria do ANDES-SN sobre os fatos ocorridos com a deputada Gleice Jane
