As plenárias de preparação à Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) vêm contando com a organização e participação da
ADUFMS-Sindicato
e da Faculdade de Educação (
Faed
)- UFMS.
A presidenta da
ADUFMS-Sindicato
, Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, e a diretora da Faculdade de Educação (Faed), Ordália Almeida, estiveram nas conferências de Porto Murtinho, Três Lagoas e o Ponta Porã. Respectivamente nos dias 27 de outubro, 16 de novembro. Diversos professores da UFMS estão participando ativamente das mesas temáticas e grupos de discussão.
A conferência de Porto Murtinho contou com mais 200 participantes: professores, técnicos administrativos, PMs e representantes da sociedade civil. A atividade contou com a participação do Sinted de Porto Murtinho e da Federação dos Trabalhadores em Educação (
Fetems
).
As conferências municipais servem como espaço de reflexão sobre as políticas de desmantelamento da gestão democrática da educação, retricessos nos princípios democráticos e plural aprovados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), desestruturação do Conselho Nacional de Educação (CNE), retirada de entidades classistas e de caráter científico do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), alternativas ao processo de tecnização do ensino médio, cerceamento ao princípio de universalização da educação infantil e ameaças de privatização ou terceirização do ensino superior.
As plenárias municipais subsidiarão a plenária estadual, prevista para fevereiro de 2018 e a plenária nacional, prevista para o mesmo ano.
Para este estão previstos os seguintes Conapes:
10 e 11/11/2017 – Corumbá
16 e 17/11/2017 – Paranaíba e Chapadão do Sul
30/11 e 1/12/2017 – Dourados e Naviraí
01 e 02/12/2017 – Coxim
04 e 05/12/2017 – Ponta Porã
08 e 09/12/2017 – Campo Grande
Saiba mais sobre os objetivos do Conape