A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aprovou,
ad referendum
, que antecipa o encerramento do semestre letivo de 2016/2 na instituição para 1º/04/2017. A Resolução 35 de 2 de fevereiro de 2017 consta no Boletim de Serviço (BS) n. 6475 do dia 7 de fevereiro de 2017.
Para a presidenta da
ADUFMS-Sindicato
, professora Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, a decisão interfere diretamente na rotina da Universidade. A professora relaciona a resolução aprovada e à discussão sobre o Calendário Acadêmico de 2017 da UFMS. “Nós apresentamos proposta à Prograd relativa ao calendário acadêmico, tentando estabelecer uma possibilidade razoável no que se refere aos intervalos entre semestres, respeitando a oferta de período especial. A nossa preocupação não é apenas de compatibilizar o Calendário Acadêmico de 2017 dentro do calendário do ano civil de 2017. Nós buscamos tal compatibilização, mas observando critérios da qualidade, do direito dos/as estudantes, e também do direito de descanso dos/as docentes. Fica expresso nessa resolução qual procedimento a instituição adotará, qual seja, o de compactação de semestres, trabalhando com o limite dos dias letivos estabelecidos legalmente. Nós retomaremos a conversa se percebermos que haverá prejuízos para os/as docentes, os/as estudantes e para os/as técnicos/as administrativos/as”.
A
ADUFMS-Sindicato
insiste na garantia da qualidade do processo e na garantia do descanso dos/as professores/as, de forma que haja aproveitamento do semestre. Confirmando tal postura, representantes do Sindicato entregaram proposta de regularização do calendário acadêmico da UFMS para 2017 à Prograd em reunião no dia 6 de fevereiro de 2017.
Caso algum/a docente entenda que foi prejudicado/a com a antecipação do encerramento do período de 2016/2, solicitamos a gentileza de procurar o Sindicato para análise dos procedimentos que podem ser adotados.
Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato