Nota de pesar (pelo falecimento do professor José Carlos Abrão)

A Adufms manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do professor Dr. José Carlos Abrão, docente aposentado da UFMS e ex-diretor da Adufms em Dourados (anteriormente à criação da UFGD). José Carlos exerceu também a função de avaliador institucional e de cursos junto ao MEC e Inep. Graduado em Pedagogia pela USP em 1970, dedicou-se à alfabetização e à educação rural, concluindo o Mestrado em 1982 e o Doutorado em 1990, ambos pela USP.

A professora Dra. Maria Dilnéia Espíndola Fernandes relembra a dedicação de José Carlos com a docência e militância. “Quando cheguei em Dourados, por ter passado em um concurso da UFMS ainda pelo ano de 1992, uma das primeiras pessoas que conheci foi o professor José Abrão. Ele era, naquela ocasião, presidente da seção da Adufms em Dourados e uma das tarefas que ele gostava muito de fazer e fazia com bastante gentileza, e também bastante empenho e vigor, sempre muito sorridente, era filiar um sindicato dos professores recém-chegados”, afirma.

“Conheci o professor José Abrão nesse contexto. Nossa primeira conversa foi sobre o movimento sindical, a organização dos trabalhadores em educação no âmbito das universidades brasileiras, então era uma pessoa sempre muito gentil, muito prestativa, sempre cuidando da organização dos professores pelo mundo do trabalho, enquanto classe trabalhadora”, prossegue Maria Dilneia. “O professor Abrão era uma pessoa sempre interessada e disponível para discutir o mundo do trabalho, dos trabalhadores em educação. Lamento, muito triste a partida do professor”. A docente também destaca a falta que o falecimento de José Carlos representa para a defesa da educação. “O mundo perdeu uma pessoa bastante gentil, comprometida com a ciência e aguerrida na defesa da universidade pública”, conclui.

A Adufms expressa sua solidariedade à família e entes queridos de José Carlos, além de desejar força e serenidade para atravessarem o momento de luto.