Representantes da Adufms se reuniram, nesta terça-feira (15), com a Superintendência da Controladoria-Geral da União em Mato Grosso do Sul (CGU-MS), para uma apresentação mútua das novas gestões e para tratar de ações conjuntas que visem aproximar a CGU da comunidade acadêmica.
Estiveram presentes as professoras Mariuza Guimarães e Sheila Guimarães, respectivamente presidenta e tesoureira da Adufms no biênio 2023-2025; o professor Marco Aurélio Stefanes, que presidiu a seção sindical entre 2019 e 2023; o superintendente da CGU-MS, Gilberto Ricardi; Laís Hernández e Wellington Salomoni Mansano, representantes do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (Naop) da CGU; a supervisora-técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Andreia Ferreira; e o auxiliar técnico do Dieese, Fagner Ribeiro de Arantes.
Na ocasião, foi entregue um relatório sobre políticas de melhoria referentes à UFMS, contendo propostas e um levantamento sobre ações que envolvem a Universidade. Os representantes da CGU receberam o documento e explicaram de que forma seria possível aproximar o órgão do Sindicato e da Universidade.
Ao fim do encontro, o superintendente Gilberto Ricardi avaliou positivamente o diálogo e as perspectivas surgidas a partir dele. “É importante para a gente abrir o diálogo com as entidades, com os movimentos sociais e a sociedade civil organizada”, afirma.
De acordo com Ricardi, a CGU espera retomar o diálogo com as representações da sociedade. “Estamos sempre abertos à Adufms e outras entidades que queiram fazer suas sugestões, para elaborar nossos planos de trabalho, receber as demandas para melhorar os critérios de nosso trabalho e sugestões de melhoria na transparência da gestão pública”.