Adufms e Sista organizaram um ato pelo reajuste salarial de 39,9% na UFMS nesta quarta-feira (30). Na capital e no interior, houve panfletagem e plenária aberta sobre a necessidade da recomposição e da filiação.
A atividade compôs o calendário nacional de lutas das entidades sindicais em defesa do serviço público federal, com mobilização em todo o Brasil.
Em Campo Grande, o ato ocorreu no Portão II da Universidade, a partir das 15h e teve apoio de entidades estudantis, como o Diretório Central Estudantil (DCE) e o Centro Acadêmico de História (CaHis). Com bandeiras, megafone e panfletagem, docentes e estudantes chamaram atenção para a mobilização nacional em torno da correção salarial.
Foi distribuída a cartilha “Servidora, servidor, seu dinheiro está sumindo”, que explica as perdas salariais desde 2017, o cálculo que chegou ao índice reivindicado e a necessidade de filiações para que os sindicatos tenham força para negociar. O material pode ser conferido clicando aqui.
Em Três Lagoas, a concentração ocorreu no pátio do curso de Geografia, a partir das 14h. Houve plenária para discutir a campanha salarial e organizar a operacionalização das próximas ações de mobilização.