Representantes da Adufms e dos estudantes seguiram em caravana para Brasília, na terça-feira (21). As entidades integram a Marcha da Classe Trabalhadora, que busca pressionar o Congresso Nacional na defesa da democracia e dos direitos sociais, e demonstrar a força da categoria que está em greve.
A Marcha da Classe Trabalhadora ocorre nesta quarta-feira (22), com concentração às 8h no estacionamento entre a Funarte e a Torre de TV, no Eixo Monumental, região central da capital federal. A participação dos docentes na Marcha foi deliberada durante o 42º Congresso do Andes-SN, deste ano.
Durante a Marcha, a presidenta da Adufms, Mariuza Guimarães contou que o encontro foi composto por diversas frentes de trabalhadores e estudantes. “Estamos aqui junto com trabalhadores de todas as categorias dos serviços públicos federais, estaduais, municipais, sindicatos de trabalhadores da iniciativa privada, centrais sindicais e estudantes”, explicou.
Os trabalhadores exigem que o governo atenda às pautas da educação federal, incluindo a recomposição salarial, a restauração do orçamento das universidades e institutos federais, e a revogação do Novo Ensino Médio Reforma Trabalhista e da Previdência, Lei da Terceirização e o Arcabouço Fiscal.
“Está uma festa muito bonita aqui da classe trabalhadora se manifestando, levando as reivindicações para o Governo Federal e Congresso Nacional, de forma que, sejam resgatados direitos e que seja garantida a dignidade da classe trabalhadora”, finalizou a presidenta da Adufms.