Ocorreu nesta terça-feira (21 de maio), a partir das 8h30, a Plenária de Greve da Adufms. O encontro teve caráter expositivo e não deliberativo, com apresentações e análise da nova proposta do governo federal aos servidores. A Plenária foi realizada no Anfiteatro I do Bloco Multiuso I no Campus Cidade Universitária, em Campo Grande, com transmissão em cada uma das sedes do interior.
A mesa foi coordenada pela primeira-tesoureira da Adufms, professora Sheila Denize Guimarães e, posteriormente, também foi composta pela presidenta da Seção Sindical, professora Mariuza Guimarães. A plenária foi aberta com uma apresentação cultural dos músicos Eduardo Ramirez e Geraldo Damasceno, ambos componentes do grupo Terça das Quintas.
A economista Andreia Ferreira, supervisora técnica do Dieese em Mato Grosso do Sul, apresentou um panorama das perdas salariais, destacando que a proposta do governo federal é insuficiente para suprir demandas básicas.
A professora Maria Caramez Carlotto, presidenta da ADUFABC, expôs uma análise de conjuntura com informações sobre a política econômica do governo e seus impactos nas propostas apresentadas aos servidores da educação. O professor Maurício de Almeida Gomes, do Inbio-UFMS, apresentou uma análise da última proposta do governo considerando projeções inflacionárias até 2026.
A Plenária precede a Assembleia Geral da Adufms, que terá caráter deliberativo a respeito das propostas do governo, e ocorre nesta quinta-feira (23) a partir das 13h30 no Anfiteatro I do Bloco Multiuso I, com transmissão nas subsedes do interior.