Abaixo-assinado pede inclusão de comprovante vacinal ao vacinômetro

Diante da negativa da gestão da UFMS em adotar a exigência da comprovação do ciclo vacinal completo, servidores/as têm participado de uma nova campanha para pressionar a reitoria a adotar a medida, conhecida como “passaporte vacinal”: um abaixo-assinado, disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O documento é uma iniciativa de professores do Instituto de Química (Inqui-UFMS) e conta com apoio da Adufms. O abaixo-assinado traz três pontos chave que dizem respeito a medidas tomadas pela UFMS: a exigência de documentos de identificação e qualificação; o preenchimento do vacinômetro; e o uso obrigatório de máscaras.

Partindo dos três fatores, o documento pede que o comprovante de vacinação seja anexado na resposta ao questionário do vacinômetro, o qual visa mapear a quantidade de pessoas vacinadas dentre a comunidade acadêmica da UFMS.

O documento está disponível a servidores/as e da instituição que tenham interesse em integrar a ação. Para assinar, basta acessar a página do SEI (clique aqui para fazer login), procurar pelo processo de número 23104.004129/2022-48 e preencher o quadro de assinatura.

Confira o texto na íntegra:

Nós servidores da UFMS abaixo assinados somos favoráveis à OBRIGATORIEDADE DO COMPROVANTE DE VACINAÇÃO COMO DOCUMENTO ADICIONAL a ser anexado no vacinômetro para permissão de acesso a técnicos, docentes e alunos às nossas salas de aula e laboratórios na retomada do ensino presencial.

Pontos chaves:

  1. Fato. Não se consegue ingressar na UFMS como servidor ou aluno sem apresentar os documentos identificadores bem como os documentos comprobatórios de qualificação.
  2. Pelo Ofício Circular n. 06/2022 da UFMS intitulado ‘cuidado com as pessoas no ano de 2022’, a UFMS tornou obrigatório o preenchimento do vacinômetro, porém sem a necessidade de anexar o comprovante de vacinação.
  3. No mesmo Ofício Circular n. 06/2022 a UFMS tornou obrigatório a utilização de máscaras seguindo orientações da OMS, dando poder ao professor de não permitir a entrada e a permanência de alunos que se recusarem a usá-la. O não cumprimento do uso obrigatório de máscara será passível de responsabilização disciplinar.

Assim, como a apresentação de documentos para o ingresso na UFMS é obrigatório (ponto 1), o preenchimento do vacinômetro é obrigatório (ponto 2), e o uso de máscara é obrigatório (ponto 3), urge que seja anexado o comprovante de vacinação ao vacinômetro para a sua completa credibilidade, encarregando assim o professor de não permitir a entrada e permanência de alunos em sala de aula, caso o aluno não tenha anexado o comprovante de vacinação ao vacinômetro.